Ufal realiza Semana do Acolhimento aos calouros

Atividades culturais, debates e ações solidárias fazem parte da programação. Confira também as programações dos cursos

26/06/2017 08h00 - Atualizado em 10/07/2017 às 16h33
Calourada no Campus A.C.Simões será nos dias 5 e 6 de julho

Eduardo Lira - estudante de Relações Públicas

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) dará boas-vindas aos novos alunos do primeiro semestre letivo de 2017.1 com a Semana do Acolhimento. Organizada pelas pró-reitorias de Graduação, Estudantil e de Extensão, em parceria com as coordenações dos cursos, a programação terá atividades para os dias 5 e 6 de julho.

A partir das 8h da quarta-feira (5), os calouros serão recebidos no Centro de Interesse Comunitário (CIC) com o Café com Música - Voz e Violão. Após uma apresentação cultural, a reitora Valéria Correia ministra a aula magna que tem como tema A resistência da universidade pública em tempos de crise, espaço dedicado à nova comunidade acadêmica para debates e discussões.

Às 10h30, representantes estudantis assumem a mesa para discutir os direitos e deveres dos estudantes, seguidos de apresentação das pró-reitorias e órgãos de apoio da Ufal para socialização e esclarecimento de dúvidas sobre os setores da Universidade. Encerrando as atividades da manhã, haverá apresentação cultural e sorteios de livros da Edufal.

As atividades também contemplam os alunos da tarde e da noite com ginástica laboral, lanche no Café com música - Voz e Violão e apresentações culturais dos grupos Círculo Sagrado Feminino - Danças Ciganas, e Coco de Roda Xique-xique, a partir das 14h e 18h30, respectivamente. A reitora voltará para ministrar a aula magna nos turnos vespertino e noturno, acompanhada do movimento estudantil e apresentação das pró-reitorias e órgãos de apoio. Ao final, mais apresentação cultural e sorteios de livros.

Durante todo os dia haverá a exposição do 1º Concurso Estudantil de Fotografia, que teve como tema Mulher e empoderamento: retratos de gênero.

Na quinta-feira (6), os estudantes serão recebidos em seus horários de estudo pelos coordenadores dos cursos e centros acadêmicos, que realizarão suas próprias atividades de apresentação e habituação.

Ufal Solidária

No dia 5, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará das 8h às 17h, na Faculdade de Nutrição, conscientizando sobre a importância da solidariedade com a Calourada Vermelha. Os novos alunos serão convidados a fortalecer o cadastro de medula óssea e a doar sangue para pessoas acometidas por doenças, como Leucemia e Aplasia de medula óssea.

Já na quinta-feira (6) haverá cadastro de medula óssea no hall da Reitoria. Neste mesmo dia, das 9h às 17h, os calouros e veteranos poderão doar uma caixa de leite para os desabrigados da enchente na Biblioteca Central. E à tarde, haverá plantação de mudas em alguns espaços da Ufal.

O último dia da Calourada Vermelha será na sexta-feira (7), com cadastro de medula e doação de sangue no Centro de Ciências Agrárias (Ceca).

Fora de sede

No Centro de Ciências Agrárias a programação de boas vindas repete no dias 6 de julho, com a aula magna ministrada pela reitora Valéria, no auditório do Ceca, além de apresentações culturais e esclarecimento de dúvidas. Os centros acadêmicos realizarão atividades na sexta-feira (7).

Já em Santana do Ipanema também haverá programação de acolhimento dos dias 5 a 10, com a presença de gestores e atividades diversas, no auditório do Colégio Divino Mestre, a partir das 8h30.