Trabalhos de docentes da Ufal são aprovados para publicação de livros

A Fapeal, em parceria com a Edufal e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, recebeu 80 inscrições no edital que propagará obras de pesquisa em áreas diversas

16/06/2017 09h15 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Edufal é parceira no edital de editoração e publicação de livros

Edufal é parceira no edital de editoração e publicação de livros

Tárcila Cabral – Ascom Fapeal

Cerca de 50 livros foram aprovados no resultado final do Edital de Apoio à Publicação e Editoração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Num viés estratégico, a Fapeal viabilizou R$ 150 mil de recursos próprios para as publicações. Estas foram avaliadas pela Editora de Livros da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), que em conjunto com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos, é parceira na inciativa.

A chamada reuniu obras originais, que abordassem resultados de pesquisas relevantes. São resultados dos trabalhos dos pesquisadores tanto vinculados ao sistema de pós-graduação local quanto a outras instituições alagoanas que promovem o avanço científico e acadêmico.

A professora do mestrado de História da Ufal, Michelle Reis, foi uma das aprovadas e defende a importância de editais como este para que se propague a trajetória dos marcos alagoanos, principalmente no contexto da pesquisa.

“A historiografia ainda está muito inicial, e a história que Alagoas tem a narrar é grandiosa. A Fapeal deve continuar incentivando estas divulgações, que não devem estar restritas apenas ao âmbito universitário, a sociedade tem de conhecer estas elaborações”, comenta.

A análise se pautou em selecionar 35 trabalhos ligados diretamente aos centros de pós-graduação, e mais 15 produções de pesquisadores sem estes vínculos. Em ambos os casos, o objetivo do edital foi fortalecer os grupos de pesquisa de alto nível em Alagoas.

Atuando também no campo das Ciências Sociais, a professora da Ufal, Luciana Santana, submeteu uma obra que aborda a ética na metodologia, dialogando aprofundamentos de temas afins à área acadêmica. A doutora frisa que o investimento de forma democrática nas obras foi um avanço positivo.

“O livro é resultado de reflexões dos cientistas e pesquisadores junto à comunidade científica estadual. O edital traz ganhos efetivos à Alagoas quando coloca em evidência nossas produções, estimulando as atividades de pesquisa e elaborações dos docentes”, reitera a especialista.

Dando seguimento ao cronograma, nesta fase serão acordados detalhes de editoração e impressão. Os livros habilitados entrarão em confecção, para serem disponibilizados como um produto crítico que inclui o cenário científico na construção da história alagoana.