Reitora pede revogação de portaria que exonera superintendente do HU

De acordo com Valéria Correia, a exoneração publicada no DOU de 6 de junho fere autonomia da Ufal

07/06/2017 14h02 - Atualizado em 12/06/2017 às 11h17
Siliansky teve a exoneração publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (6), sem consulta prévia à Gestão Central da Ufal

Manuella Soares - jornalista

A reitora da Ufal, Valéria Correia, divulgou nota dirigida ao presidente da Diretoria Executiva da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber de Melo Morais, onde questiona a exoneração da superintendente da Ebserh-AL, Maria de Fátima Siliansky, nomeada para ficar à frente do Hospital Universitário desde maio de 2016.

Siliansky teve a exoneração publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (6), sem consulta prévia à Gestão Central da Ufal.

No documento, a reitora requer a “imediata revogação da Portaria [nº 136, de 6 de junho de 2017], tornando sem efeito a exoneração da professora Maria de Fátima Silianky de Andreazzi, haja vista que a seleção e a indicação para o cargo de Superintendente é de competência da Reitora”.

A nota considera a previsão constitucional de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial das universidades públicas. E, destaca ainda, o trecho do Regimento Interno da Ebserh que trata da competência para indicação dos cargos do HU, de acordo com Contrato de Gestão Especial celebrado entre a Ufal e a Ebserh.

Confira a íntegra no anexo.

Representações do setor se manifestaram

O presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres) enviou nota de apoio à permanência da superintendente no cargo, considerando que “essa situação retrata um ataque, de cunho autoritário, aos que lutam pela qualidade dos serviços públicos de saúde e à autonomia universitária”.

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (7), no hall do Hospital Universitário, os técnico-administrativos da Ufal, filiados ao Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal), que também representa os servidores do Regime Jurídico Único (RJU) do HU, aprovaram, por unanimidade, uma nota de repúdio à exoneração de Fátima Siliansky. "Somos contrários à esta ingerência da direção nacional da Ebserh, que fere a autonomia universitária. A categoria posicionou-se de forma contundente contrária a esse ato autoritário, sem diálogo prévio", disse Davi Fonseca, coordenador geral do Sintufal.

Valéria Correia e Fátima Siliansky já haviam publicado nota de esclarecimento depois que o Sindicato Estadual dos Trabalhadores de Empresas Públicas de Serviços Hospitalares (Sindserh) publicou moção de repúdio contra uma fala da superintendente no seminário da Comissão de Seguridade Social e Família. Confira aqui.