Projeto de extensão desenvolve ações de divulgação científica

Atividades acontecem no Campus Arapiraca e são voltadas para alunos de escolas públicas

05/06/2017 11h21 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Estudantes da Ufal incentivam a ciência para alunos das escolas

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

O Programa de Educação Tutorial (PET) de Química e o subprojeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Interdisciplinar do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desenvolveram juntos o projeto de extensão A Universidade é sua, a Ciência também! O objetivo central é divulgar o conhecimento científico a partir de atividades lúdicas e buscar uma maior integração das escolas públicas do munícipio de Arapiraca e seu entorno.

A primeira ação aconteceu no dia 16 de maio, onde 30 estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Caetano de Souza, do povoado de Novo Rio, localizado no município de Igaci, visitaram o campus. Entre as atividades desenvolvidas pelo projeto estão: um esquete teatral para iniciar um diálogo sobre o tema abordado com os participantes, a discussão de um vídeo sobre o papel do cientista na sociedade, e uma mostra de experimentos interativos. Essas atividades são apresentadas com o intuito de divertir, colocando a ciência como tema principal.

O coordenador do projeto, Wilmo Ernesto Francisco Júnior, destaca que o projeto tem três focos principais. “O primeiro, é mostrar uma visão de ciência mais dinâmica, lúdica e acessível a todos, o que se dá basicamente pela interatividade de cada etapa. O segundo foco é promover uma integração maior da Universidade com estudantes da educação básica de escolas públicas, inclusive criando perspectivas de acesso para os visitantes, tanto no que diz respeito ao espaço, quanto ao Ensino Superior. Por fim, também visa a formação dos estudantes de Química e Pedagogia da Ufal que integram o projeto, no planejamento e avaliação de atividades de educação não-formal e de divulgação da ciência”, declarou o docente.

O professor citou também a importância da realização desse projeto. “Poucos projetos trabalham no sentido de abrir as portas da universidade para a população, o que é fundamental, tendo em vista o compromisso social da universidade na produção e divulgação do conhecimento”, afirmou.

De acordo com a organização, os dois programas envolvidos têm em comum o foco de estimular a formação dos estudantes de graduação por meio do planejamento e execução de atividades educativas, tendo como uma das propostas centrais a ampliação dos espaços educativos. Por isso, a atividade ocorrerá regulamente e eles pretendem atingir um público estimado em mais de 300 pessoas.

As escolas interessadas em participar das ações podem entrar em contato pelo email ufal.pet.quimica@gmail.com