Projeto de extensão da Ufal promove sarau literário no Sertão

Atividade comemora 5ª edição do projeto Relações Étnico-raciais na Educação Básica

27/06/2017 09h43 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Arte de divulgação

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Em comemoração à 5ª edição do projeto de extensão Relações Étnico-raciais na Educação Básica, contemplado pelo edital do Programa de Iniciação Artística (Proinart), será realizado o 1º Sarau Literário Cultural da Marcação, no dia 15 de julho, às 16h. Com essa atividade, a Universidade Federal de Alagoas envolve a comunidade do povoado Marcação, em Pariconha-AL, distante 24 quilômetros da sede do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia.

Segundo a coordenadora Mônica Regina dos Santos, a ação é resultado de um processo iniciado em 2010, a partir da primeira oferta desse projeto de extensão. “De lá para cá já está em sua 5ª edição. Começou no final de 2010, com o edital Òde Ayé, mas já foi desenvolvido por outros editais, a exemplo da bolsa BDI [Bolsa de Desenvolvimento Institucional], dos editais Proext, do MEC – por meio do Programa Pró-identidade, e o edital Pró-extensão, financiado com recursos próprios da Ufal”, relembrou.

A programação do evento vai acontecer em frente à Escola Municipal de Educação Básica Cônego Nicodemos. Estão previstas declamação de cordel, exposição de gibis, apresentação cultural de Pariconha e apresentação do grupo da Ufal, Abi Axé Egbê. “Uma parte de nossas atividades nessa quinta edição foi desenvolvida na Escola Cônego Nicodemos, no povoado quilombola de Marcação, em parceria com a Semed [Secretaria Municipal de Educação de Pariconha], representada pela secretária de Educação, Diolange dos Santos Ramalho”, declarou Mônica Regina.

Além do sarau, também está sendo produzindo um vídeo-documentário, resultado de entrevistas com as pessoas que já passaram pelo projeto, tanto nas funções de bolsistas e colaboradores – professores, alunos e da comunidade externa. “É importante salientar a colaboração valiosa da escola, por meio do diretor-geral Gilvan Viana da Silva, da coordenadora Luzani Carvalho e dos professores, funcionários e alunos. O engajamento na primeira parte do projeto assegurou o prosseguimento das demais etapas”, disse Mônica.

De acordo com a coordenadora, foram realizadas cinco grandes ações: coleta de narrações sobre racismo, preconceito e discriminação na educação; elaboração de gibi e cordel a partir destas narrações; ilustrações dos textos elaborados; entrevistas para a produção de um documentário e elaboração de artigos sobre a temática do projeto. “O resultado de todo esse trabalho ocorrerá com o 1º Sarau Literário Cultural da Marcação, que tem apoio da Prefeitura do Município de Pariconha”, revelou.

O projeto

O projeto Relações Étnico-raciais na Educação Básica é desenvolvido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Diversidade e Educação no Sertão Alagoano, vinculado ao Campus do Sertão. Tem a coordenação da professora Mônica Regina e participação dos bolsistas Cleciane Silva de Sá, Elziane Ramalho e Silmara de Farias. Ainda conta com os colaboradores Ataniel Santos, Emília Oliveira e Joice Bispo.

“Nós discutimos as relações étnico-raciais marcadas pelo racismo, sobretudo no âmbito educacional, e a prática do preconceito e discriminação como formas de suavização de práticas racistas. Nessa etapa, a discussão se dá a partir da percepção dos alunos do ensino fundamental. O principal objetivo é o combate ao racismo, promover a afirmação da identidade, a valorização da cultura negra e da comunidade quilombola”, destacou Mônica.