Painel sobre recredenciamento é realizado na Ufal

Em pauta estava o modelo do processo e o papel dos gestores da instituição

20/06/2017 10h01 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Os professores Flávio José Domingos e Tiago Leandro Cruz conduziram a solenidade de abertura

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

Pró-reitores, diretores dos campi e unidades acadêmicas, coordenadores de graduação e de pós-graduação, assessores e diretores de órgãos da Reitoria do Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se reuniram, na última quarta-feira (14), para um debate sobre o primeiro recredenciamento da instituição.

O painel proposto teve como tema Regulação e supervisão da educação superior: o processo de recredenciamento, para dialogar sobre o tema e a recepção da comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por fazer a avaliação institucional na Universidade.

A solenidade de abertura contou com a presença do pró-reitor de Gestão Institucional, Flávio José Domingos e do procurador Educacional Institucional e coordenador da comissão e recredenciamento, Tiago Leandro Cruz, que frisou a importância do processo e seu desejo de atingir o conceito 5. “Como esse é um momento que envolverá todos os gestores, professores, técnicos e estudantes, o iniciamos com esse painel, para que os gestores tenham conhecimento e clareza do que se trata esse processo. Pois, acredito que a grande maioria dos gestores do A. C. Simões não tenha experimentado esse momento constantemente”, complementou.

A professora e diretora de avaliação e regulação de ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Tarcimária Gomes, apresentou o painel O Sistema Nacional de Avaliação Superior e o processo de recredenciamento, iniciando assim as conversações e os diálogos a respeito da avaliação institucional externa. “Queremos fazer um trabalho de conscientização e compartilhamento de informações sobre a proposta de avaliação externa, pois cada um de nós, servidores das instituições, temos nossa parcela de responsabilidade no processo institucional e nessa avaliação”, declarou.

Tarcimária Gomes também salientou a importância de resgatar toda a história da Universidade e o que foi construído ao longo do tempo, destacando e mostrando aos avaliadores as atuações que a Universidade faz diariamente, como o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), o Hospital Universitário (HU), a Residência Universitária, o Restaurante Universitário (RU), entre outras. De acordo com ela, é necessário que haja esse acompanhamento externo para que os órgãos que cercam as instituições tenham a consciência do trabalho que está sendo desempenhado, uma vez que toda a comunidade acadêmica será ouvida pelos avaliadores.

Além disso, foram apresentados os princípios fundamentais do Sistema de Avaliação de Educação Superior (Sinaes), que “permitiu a avaliação por um olhar mais próximo, de forma específica e detalhada”, focando na avaliação externa e na necessidade da participação efetiva da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

O professor e avaliador institucional, Walter Matias, apresentou o painel O papel dos gestores da Ufal no processo de recredenciamento, documentos e mobilização da comunidade, dando ênfase a auto avaliação da Universidade, porque, segundo ele “ter uma cultura de avaliação é muito mais difícil do que criar uma política de avaliação”, e evidenciou que a observação já é feita pela CPA, e é um dos principais itens para a progressão da Ufal. O professor também lembrou que a auto avaliação é papel de todos os docentes e gestores da Universidade, com cautela para buscar a nota máxima.

A realização do painel foi o passo inicial para o processo de recredenciamento, que será realizado junto à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), onde a Universidade receberá a comissão em agosto deste ano. “Será uma avaliação de tudo o que a Ufal vem construindo ao longo dos seus 56 anos. E é um momento de grande importância, pois estamos em uma conjuntura em que os serviços públicos e seus servidores são colocados em questionamento, então esse é um compromisso a mais do que já temos no processo de recredenciamento”, declarou o professor Tiago.