Paespe movimenta o Campus A.C. Simões no recesso

Programa contou com a presença de convidados nas atividades dos projetos

08/06/2017 10h58 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Minicurso de História é oferecido para alunos que farão Enem

Ascom Ufal

O recesso acadêmico começou e as atividades do Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe e Paespe Jr) movimentam o Campus A.C. Simões nos finais de semana. No primeiro sábado do recesso, dia 3 de maio, a turma de estudantes da 3ª série do ensino médio que farão o Enem 2017, participou do minicurso de História Entre revoluções e reformas: projetos políticos no Brasil Republicano, ministrado pelos professores Anderson Almeida e Michelle Macedo.

Entre os objetivos desta atividade estão inserir alunos de ensino médio da rede pública nos debates sobre projetos políticos em disputa no Brasil dos anos 1950, 1960 e 1970; contribuir para a formação cidadã dos alunos, em especial na formação da consciência política e estimular o debate sobre os conceitos de sujeito histórico e projeto político que possam contribuir na preparação dos estudantes para a prova do Enem.

No minicurso eles também tiveram a oportunidade de analisar trajetórias de personagens importantes da política brasileira e de que forma suas ações sociais interferem nas instituições e no contexto político.

Atividades do Pró-Exatas também iniciaram. Veja aqui.

Raciocínio lógico é estimulado com xadrez

Os alunos do 9° ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio tiveram uma palestra e oficina de xadrez. A atividade foi realizada pelos professores Eduardo Lucena (Ctec/ Ufal) e Jenivaldo Melo (Ifal/ Marechal Deodoro). A coordenação do Paespe Jr quer incentivar o xadrez para melhorar o desempenho de estudantes de escolas públicas, aumentando a concentração e o raciocínio lógico.

“Diversos são os fatores que podem interferir e dificultar a aprendizagem dos alunos, influenciando diretamente no desempenho acadêmico, por isso, é necessário buscar técnicas pedagógicas para contornar esse problema evidente. Atividades lúdicas podem contribuir para melhorar a capacidade intelectual, além de desenvolver competências que podem auxiliar o processo de aprendizagem e, a mais destacada, é a prática do xadrez”, explicam os coordenadores.