Instrutores do CapacitaSuas participam de oficina pedagógica

Programa tem objetivo de aprimorar serviços e projetos da Assistência Social

21/06/2017 10h01 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
A pró-reitora Joelma Albuquerque participou da capacitação

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

Os instrutores classificados e suplentes do Programa de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas) participaram, nesta terça-feira (20), de uma oficina pedagógica na Sala dos Conselhos da Faculdade de Serviço Social para esclarecimentos e orientações sobre o Programa. O CapacitaSuas tem o objetivo de aprimorar os serviços e projetos da Assistência Social por meio da capacitação dos técnicos.

Na ocasião, a pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque, agradeceu o empenho e parceria da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e da professora Margarida, coordenadora geral do CapacitaSuas na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e afirmou a importância do Programa em um momento difícil para as universidades públicas. “A Universidade passa por graves cortes no orçamento, o que fragiliza o ensino superior, mas mesmo assim conseguimos garantir esse recurso para a formação de trabalhadores em serviço. Precisamos agarrar com todas as forças essa oportunidade”, reforçou.

De acordo com Joelma, o CapacitaSuas é essencial para a existência do tripé da Universidade: ensino, pesquisa e extensão, já que, durante a execução do programa, a Ufal vai dialogar com 2.778 pessoas. “A extensão tem essa propriedade de poder trazer o ensino formal à realidade dinâmica. Estamos nos atualizando com base em experiências concretas. O Programa entra nessa perspectiva de troca”, conta.

O CapacitaSuas chega na Universidade durante o processo de recredenciamento pelo Ministério da Educação (MEC). Para a pró-reitora, isso só reforça o empenho e a mobilização da Ufal junto ao programa. “O CapacitaSuas vem em um momento histórico para nós, para mostrar que podemos continuar formando profissionais no estado de Alagoas”, finaliza.

Representando a Seades, por meio da Superintendência de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), Rodrigo Araújo expressou o valor do programa de qualificação para a melhoria dos serviços. “O CapacitaSuas é o maior programa de extensão em parceria do Estado na Universidade. Foi uma alegria muito grande ter a parceria da Ufal”, afirmou o superintendente.

Programação

A oficina contou com esclarecimentos gerais sobre o CapacitaSuas e a importância em Alagoas, na extensão universitária e na Faculdade de Serviço Social. Durante a tarde, a professora Adriana Torres coordena a oficina de introdução ao provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais do Suas.