Gestão debate convivência entre os servidores do Hospital Universitário

A proposta é aproximar os servidores da Ebserh e do Regime Jurídico Único

21/06/2017 11h02 - Atualizado em 22/06/2017 às 14h12
Reunião com sindicatos foi para tratar conflitos no HU

Sara Graziele - estagiária de Jornalismo

Foi realizada na manhã desta terça-feira (20), no gabinete da reitora Valéria Correia, uma reunião entre as representações sindicais dos trabalhadores do Regime Jurídico Único (RJU), filiados ao Sintufal, e os contratados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) que são filiados ao Sindserh. Estava presente, além da reitora e integrantes da equipe, a nova superintendente do Hospital Universitário Alberto Antunes (Hupaa), Regina Maria dos Santos.

A reunião teve como objetivo promover a aproximação entre os funcionários de ambos os regimes, assim como a resolução de conflitos na rotina de trabalho. A reitora Valéria destacou a importância da retomada de diálogo para promover um ambiente de cooperação que proporcione um atendimento de qualidade para os usuários do Hospital Universitário. "Como único hospital de média e alta complexidade que é referência para todo o Estado nós temos uma responsabilidade ímpar. E qualquer conflito que dificulte essa responsabilidade social precisa ser dirimido", declarou a reitora.

Davi Fonseca, coordenador geral do Sintufal acrescentou que a reunião foi importante para aparar arestas que ficaram diante da crise do processo de intervenção que gerou dificuldades entre as partes envolvidas no HU. "Essa reunião foi o primeiro passo pra gente retomar um processo democrático de diálogo entre as entidades em que pese as diferenças de opiniões, mas, que haja um fortalecimento enquanto trabalhador. Apesar de diferenças contratuais, todos são parte do hospital, então os nossos problemas precisam ser resolvidos em conjunto”, ressaltou o sindicalista.

Diego Farias, presidente do conselho fiscal da Sindserh, também reforçou a importância dessa reunião como um meio do trabalhador ser ouvido. "Assim podemos colocar nossas demandas e resolvê-las. Nós levaremos as propostas para a base e traremos as resoluções para as próximas reuniões, para que cada vez mais esses conflitos sejam resolvidos”, afirmou o representante dos trabalhadores da Ebserh.

A superintendente, Regina dos santos, reforçou o compromisso da Gestão em solucionar os conflitos decorrentes da convivência entre dois regimes de trabalho no Hospital Universitário. “A primeira coisa que precisamos fazer é apaziguar essa situação de conflito gerada no hospital com a recente intervenção da direção nacional do HU. Precisamos desenvolver mecanismos onde os trabalhadores e a Gestão possam debater as questões e tirar encaminhamentos para devolver aos trabalhadores do hospital o mínimo de tranquilidade necessária para cumprir a função de assistir às pessoas que estão buscando tratamento”, determinou a superintendente.

A reunião foi considerada bastante produtiva por todas as partes, que se comprometeram a manter o diálogo e priorizar a qualidade do atendimento aos usuários. "Temos um compromisso maior que é a defesa do Sistema Único de Saúde e do hospital Universitário na sua missão institucional de ensino, pesquisa e extensão, voltado para a comunidade de baixa renda”, finalizou a reitora Valéria Correia.