Edufal recebe homenagem da Associação Brasileira de Editoras Universitárias

A menção honrosa foi anunciada na Reunião Anual da Abeu

21/06/2017 08h00 - Atualizado em 20/06/2017 às 12h10
Fernanda Lins (terceira da direita para a esquerda) representa a Edufal no evento da Abeu

Márcia Alencar – jornalista

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) recebeu menção honrosa por integrar o grupo de fundadoras da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), pela contribuição para o fortalecimento do setor. A homenagem foi recebida pela coordenadora Editorial da Edufal, Fernanda Lins, durante a Reunião Anual da Abeu, realizada em Foz de Iguaçu, no final do mês de maio.

Segundo Fernanda Lins, receber essa homenagem representando o diretor Osvaldo Maciel, foi bem importante “por já acompanhar há mais de dez anos os avanços da Edufal e seus esforços para estar presente nos mais importantes meios de debates das dificuldades e necessidades das editoras universitárias do país”.

O evento de 2017 marcou os 30 anos de fundação da Abeu, que sempre recebe representação da editora alagoana ao longo dessas três décadas, reafirmando o compromisso histórico da Associação de fortalecer o associativismo e a luta pelos interesses coletivos das entidades nacionais do livro acadêmico e científico.

Na Carta de Foz de Iguaçu, divulgada ao final do evento, o texto destaca o que a Associação estabelece como metas institucionais:aprofundar o diálogo com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) para que fortaleçam a relação das universidades com suas casas editoriais e que seus órgãos controladores reconheçam e autorizem a adoção de procedimentos que possibilitem o bom funcionamento e a sustentabilidade das editoras, com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnologia (Conif) para que apoie sua editoras do ponto de vista físico, tecnológico e de recursos humanos. Assim como com as instituições de fomento, com vistas a investir no fortalecimento das editoras universitárias.

É também meta da Abeu promover ações mais colaborativas que valorizem e estimulem boas práticas, e avançar na interlocução com as instituições públicas, empresas e associações do livro de âmbito nacional e internacional, independentemente do cenário econômico e político.

Em outubro a Associação promove sua reunião regional em Aracaju e a Reunião Anual de 2018 será na cidade do Rio de Janeiro no mês de maio.