Divulgado resultado preliminar do Pibic 2017/2018

Os recursos podem ser solicitados até a próxima terça-feira (20)

14/06/2017 16h50 - Atualizado em 16/06/2017 às 09h36

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo e Danielly Bezerra dos Santos - estudante de Relações Públicas

Após a avaliação dos 568 projetos submetidos por professores dos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão, os resultados das inscrições feitas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) já estão disponíveis e podem ser consultados aqui.

Os recursos referentes ao resultado preliminar deverão ser solicitados entre os dias 16 e 20 de junho, por meio do formulário disponível no edital e o resultado será conhecido em 4 de julho, aqui. Os projetos aprovados serão desenvolvidos no período de 1º de agosto deste ano a 31 de julho de 2018.

De acordo com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), toda a equipe interna e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) redobraram os esforços no monitoramento do Pibic esse ano, para garantir a disponibilidade do portal durante as submissões.

Mudanças graduais no sistema

Segundo a Coordenação de Pesquisa (CPq), os próximos editais do Pibic serão incluídos no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), que já é utilizado para movimentação de processos administrativos nos setores e Unidades Acadêmicas da Ufal. Informou ainda que nos últimos meses, a CPq esteve empenhada na implantação do Módulo de Pesquisa no Sigaa, para poder realizar a migração do atual sistema do Pibic.

Sobre o edital lançado este ano, o coordenador da CPq, André Lage, destacou que houve padronização das atividades em relação ao ciclo anterior, e que esse aprimoramento facilitará as tarefas relacionadas à Propep, ao Comitê Assessor em Pós-graduação e Pesquisa (PG&P), aos avaliadores internos e externos, orientadores e alunos participantes do programa. “Esse avanço foi resultado de várias semanas de trabalho minucioso que envolveu toda a equipe da CPq, contando com importantes contribuições do Comitê Assessor em PG&P. É com satisfação que entregamos á comunidade acadêmica um edital simplificado e alinhado com o objetivo do Pibic em nível nacional”, declarou.

Neste edital houve modificações como simplificação do processo seletivo e definição da avaliação de mérito científico com critérios explícitos, padronização e ampliação na utilização de formulários institucionais do Google, alterações no modelo de projeto, com retirada de informações redundantes e simplificação do modelo, julgamento de recursos de enquadramento da documentação pela Propep e recursos de mérito científico pelo Comitê Assessor em PG&P, implantação de e-mail institucional para o Pibic e para orientadores e alunos participantes e manualização das atividades de avaliadores internos e externos.

O resultado final do Pibic será divulgado no dia 14 de julho. Mais informações podem ser checadas por email: pibic@propep.ufal.br ou pelo número da CPq: 3214-1126