Crianças do NDI encerram semestre letivo com festa

Arraiá contou apresentação circense, dança e exposição de pinturas

23/06/2017 15h31 - Atualizado em 26/06/2017 às 13h59
Festa teve brincadeiras, murais e pinturas que decoraram a festa e as salas

Letícia Sant'Ana - estagiária de Jornalismo

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) encerrou o primeiro semestre letivo com festa. Na manhã desta sexta-feira (23), as crianças atendidas pelo NDI apresentaram às famílias atividades voltadas para a cultura nordestina. O encerramento no clima do São João contou com apresentação circense e danças populares.

Foram seis turmas, cada uma orientada por uma profissional do Núcleo, desenvolvendo brincadeiras, murais e pinturas que decoraram a festa e as salas. “As crianças tiveram a oportunidade de produzir a decoração para o nosso encerramento. Também é o momento das famílias participarem das brincadeiras junto com elas”, contou a técnica em assuntos educacionais, Andressa Rodrigues Sabino.

Durante o semestre letivo, as professoras ressaltaram símbolos do São João e apresentaram às crianças a literatura de cordel e as obras de Alfredo Volpi. O pintor tem como característica principal bandeirinhas e as casas nas telas, com cores bastante típicas dos festejos juninos. “As crianças produziram releituras dessas obras e assim puderam se reconhecer nas atividades desenvolvidas”, afirmou Sabino.

Além dos pais, os avós também compareceram para acompanhar as crianças no arraiá. Júlia Raimundo, avó da Elisia, de 4 anos, achou maravilhoso ver as obras produzidas pela neta e contou do entusiasmo dela para a festa. “A Elisia acordou logo cedo e pediu para ficar arrumada, estava ansiosa”, lembrou Júlia.

O NDI atende os filhos de servidores e estudantes da Ufal, assim como da comunidade, oferecendo suporte a crianças a partir de dois anos de idade. O Núcleo conta com uma equipe formada por pedagogos, psicólogo, nutricionista, técnico em enfermagem, professores e auxiliares de sala da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e estagiários e bolsistas de diversos cursos da Universidade.