Consuni aprova cessão do terreno para Hospital Materno Infantil

Os conselheiros também aprovaram nota pública em defesa da democracia e por eleições diretas para presidente

06/06/2017 09h45 - Atualizado em 07/06/2017 às 14h09
Conselheiros aprovaram nota que pede Emenda Constitucional por eleições diretas

Lenilda Luna - jornalista

Em reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (5), o Conselho Universitário (Consuni), que debateu uma extensa pauta, avaliou a proposta de cessão à Prefeitura Municipal de Maceió de um terreno localizado no Campus A.C. Simões para a construção de um Hospital Materno-Infantil.

Os custos da construção, manutenção, equipamentos e pessoal serão arcados pelo poder público, que se compromete em manter um atendimento público e gratuito para a população da parte alta de Maceió. Os conselheiros avaliaram o parecer favorável do Conselho de Curadores (Cura), aprovando a parceria, em função da relevância social da obra.

Os representantes da Prefeitura de Maceió, entre eles o médico Théo Fortes, que também é professor da Ufal, ressaltaram que esse processo é um aditivo de uma parceria que já existe desde 2006, quando foi cedido um terreno para a construção da Vila Olímpica. ¨Estamos mantendo as contrapartidas acordadas no contrato de parceria. A prefeitura fez o asfaltamento da Avenida Paulo Holanda, na lateral da Universidade, e vem realizando a manutenção de jardinagem e iluminação no campus, além de outros itens¨, pontuou Théo Fortes.

A proposta foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes, que ressaltaram a importância desta obra diante da falta de leitos para atender à demanda das parturientes de baixo e médio risco, que procuram a maternidade Santa Mônica e o Hospital Universitário, que são referência para partos de alto risco. A nova unidade deverá contar com dez leitos de UTI, dez leitos de UCI e alojamento com 21 leitos para realizar 263 partos por mês.

Pela autonomia universitária e por diretas para presidente

Outro ponto da pauta bastante debatido na reunião ordinária foi a proposta de moção sobre a conjuntura política nacional. Os conselheiros da Universidade Federal de Alagoas ressaltaram a importância de um posicionamento da instituição diante das graves denúncias de corrupção e ilegalidades envolvendo o presidente da República, Michel Temer, empresas, ministros e congressistas, que causam indignação à população brasileira.

Diante da crise política que atinge os poderes públicos, o Consuni aprovou nota defendendo a aprovação da proposta de Emenda Constitucional que propõe eleições diretas para a presidência. A proposta inicial da moção recebeu algumas alterações e acréscimos.

Confira o documento em anexo.