Ufal participa de ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Orla de Ponta Verde concentrará atividades no dia 18 de junho

08/06/2017 09h35 - Atualizado em 12/06/2017 às 12h18
Ulysses Cortez, coordenador do Programa Ufal Debate Grandes Temas

Ulysses Cortez, coordenador do Programa Ufal Debate Grandes Temas

Diana Monteiro - jornalista

A Universidade Federal de Alagoas participa, no dia 18 deste mês, das ações comemorativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que este ano aborda a proteção dos biomas brasileiros. As atividades transcorrerão na orla da praia de Ponta Verde, das 8h às 13h, conta com a participação de 32 instituições e têm a coordenação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O representante da Ufal, Ulysses Cortez, coordenador do Programa Ufal Debate Grandes Temas, vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex),  informa que as instituições participantes integram a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea).  Ele explica que especificamente neste ano, a comemoração mudou de data em decorrência do envolvimento da Semarh nas demandas provocadas pelas excessivas chuvas que inundaram vários municípios alagoanos deixando populações desabrigadas.

A Ufal tradicionalmente participa do evento com uma tenda que disponibiliza para a sociedade: mostra de banners de ações em trabalhos científicos e de educação ambiental, além de informes sobre projetos em meio ambiente e educação referente ao tema.

Sobre o foco da comemoração este ano pela passagem do Dia Mundial ao Meio Ambiente, Ulysses destaca: “Proteger biomas é promover vida. O Brasil possui a maior biodiversidade do planeta e deve ter um compromisso para com esse patrimônio de toda a humanidade, conservando e preservando os ecossistemas, conscientizando e combatendo a degradação e maus tratos que cotidianamente se observa”, enfatizou.