CapacitaSuas tem aula inaugural com palestra sobre desafios

Programa vai atender mais de dois mil trabalhadores da assistência social

26/06/2017 14h41 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Aula inaugural do CaacitaSuas foi realizada nesta segunda-feira (26)

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas realizou nesta segunda-feira (26), no auditório Nabuco Lopes, a aula inaugural do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas). Uma apresentação cultural do Coco de Roda Paixão Nordestina abriu o evento. A representante do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Mônica Alves, ministrou uma palestra que teve como tema A importância, dificuldade de implementação e desafios do Programa CapacitaSuas.

A reitora Valéria Correia esteve presente na cerimônia de abertura frisando a importância do Programa para a efetivação do direito à assistência social. “O Suas é uma rede importante, ainda mais para Alagoas, cujos índices sociais precisam melhorar muito. Com certeza a capacitação dos trabalhadores impactará positivamente para uma possível reversão desses índices em todas as áreas. Estou muito satisfeita, enquanto assistente social, por termos viabilizado na minha gestão essa capacitação”, afirma.

A pró-reitora Joelma Albuquerque, que também compôs a mesa durante a solenidade, contou que a aula inaugural do CapacitaSuas é o pontapé inicial nas lutas que foram travadas para que o Programa viesse para a Ufal. “É a concretização de um trabalho dinâmico da Faculdade de Serviço Social, da Pró-reitoria de Extensão e do Gabinete da Reitoria. Para nós é a materialização de algo muito importante que vai atingir todo o Estado”, reforça.

Serão sete turmas em Maceió, duas em Arapiraca e duas em Delmiro Gouveia, congregando mais de 2,7 mil trabalhadores. “Do ponto de vista da extensão, é fundamental um programa dessa natureza para a gente se articular com a população. A Universidade se enriquece com esse conteúdo real dos trabalhadores que estão lá na ponta”, completa.

Estiveram presentes na cerimônia o secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, representando o governador do Estado, Renan Filho; o coordenador geral do CapacitaSuas, Rodrigo Araújo; a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Alagoas (Coegemas/AL), Giselda Barbosa; a assistente social Rita Vieira, representando os trabalhadores do Suas; entre outras representações.