3º Seminário Luso-brasileiro de Educação Infantil será realizado na Ufal

Evento acontece em julho; interessados podem submeter trabalhos até esta sexta-feira (2)

02/06/2017 15h09 - Atualizado em 02/06/2017 às 15h12
Arte de divulgação

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

A terceira edição do Seminário Luso-brasileiro de Educação Infantil (SLBEI) será realizada nos dias 3, 4 e 5 de julho, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento congrega investigadores, professores, estudantes e demais interessados nas pesquisas, nos debates e nas propostas relacionadas com a educação infantil.

O 3º SLBEI vai discutir as políticas a partir da elaboração das orientações curriculares municipais e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/Brasil), tanto em Portugal quanto no Brasil; os direitos das crianças, que precisam sempre ser reafirmados e garantidos; e as pedagogias das infâncias com suas particularidades, tensões e desafios trazidos por uma visão de educação que vai além do ensino e coloca a criança como protagonista do processo educativo.

Interessados podem submeter duas modalidades de trabalhos: relatos de pesquisas e relatos de experiências. O período para inscrições de resumos vai até esta sexta-feira (2). As inscrições para ouvintes no evento seguem durante o mês enquanto houver vagas.

Na programação, além de apresentação de trabalhos, exposições, visitas, minicursos, oficinas e debates de filmes vão ser realizadas conferências e mesas redondas.

O SLBEI é fruto de uma parceria entre a Ufal, representada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (Geppeci) e a Universidade do Minho (Braga/Portugal), por meio do Centro de Investigação em Estudos da Criança (Ciec). Essa parceria surgiu da necessidade de reflexão e discussão sobre múltiplos aspectos relacionados à educação das crianças pequenas nos diversos contextos e cotidianos.

Para mais informações acessar o site: www.slbei.com