Ufal vai ganhar equipamentos esportivos nos campi do interior

Projeto para construção das cinco quadras cobertas foi protocolado em Brasília e contará com recursos do Ministério do Esporte

10/05/2017 14h07 - Atualizado em 11/05/2017 às 11h20
Quadra padrão FNDE com arquibancada e vestiário

Manuella Soares - jornalista

O incentivo ao esporte tem tudo a ver com a educação. A Universidade Federal de Alagoas está comprometida com o ensino e a aprendizagem esportiva comemora uma grande conquista na área. É que o projeto para a construção de cinco quadras cobertas na Ufal foi aprovado e protocolado pela reitora Valéria Correia, no final de abril, em Brasília.

Os recursos foram garantidos pelo Ministério do Esporte após a apresentação feita pela pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque, e o gerente de Projetos, Obras e Serviços, Dilson Ferreira, apontando as reais necessidades das quadras para a comunidade universitária dos campi Arapiraca e do Sertão. O documento ressalta também importância dos projetos para as comunidades do entorno e a viabilidade técnica das obras, que seguirão o padrão do Fundo Nacional desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Para construir a justificativa foi de fundamental importância termos o plano diretor do Campus Arapiraca e suas Unidades Educacionais, que é rico em informações e sinaliza claramente o desejo da comunidade acadêmica pela construção de quadras esportivas”, afirmou Joelma.

Serão contempladas as cidades de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Penedo, Viçosa e Palmeira dos Índios. Apenas em Santana do Ipanema não havia terreno disponível que comportasse o equipamento. A pró-reitora adiantou que, nos outros municípios, a comunidade acadêmica fará parte da discussão sobre a localização das quadras.

Para a reitora Valéria Correia, este foi um grande passo para a consolidação do processo de expansão. “Essa conquista foi fruto de um esforço para captação de verbas junto aos parlamentares, senadores e ministros que a Gestão central vem empreendendo, mas sem dúvida também pela qualidade da nossa equipe que é composta por professores dos campi do interior que preparou uma consistente justificativa por conhecer a fundo esta realidade”, comemorou.

Correia destaca a importância das quadras como um “componente para viabilizar a materialização da política estudantil do Pnaes [Plano Nacional de Assistência Estudantil], que prevê o acesso às práticas esportivas pelos estudantes”. E lembrou que está no Plano de Desenvolvimento Institucional a meta de ampliar a oferta dessas atividades para os servidores da Ufal.

De acordo com Joelma Albuquerque, a expectativa é que os recursos cheguem ainda este ano e que as obras possam ser concluídas o mais breve possível.

Projetos

Os projetos arquitetônicos e complementares das cinco quadras já estão prontos. Falta apenas atualizar a planilha de custos e estudo dos terrenos para adequações necessárias.

As quadras serão implantadas em terrenos medindo 30m de largura por 41m de profundidade  e contarão com arquibancada e vestiário numa área total de 980,40 m². As práticas esportivas vão atender também às escolas estaduais e municipais.

Dentre as justificativas contidas no projeto protocolado no Ministério do Esporte está o registro de que várias edições de jogos internos já foram promovidas pela Ufal nos campi do interior, mas, em quadras distantes, “não sendo possível uma prática regular dessas atividades, tampouco que a comunidade acadêmica congregue e socialize em torno das mesmas”, explica.