Ufal e Seades definem cronograma de aulas do CapacitaSuas

Pré-inscrições já podem ser realizadas; primeiro curso deve iniciar no dia 3 de julho, no polo de Maceió

10/05/2017 13h43 - Atualizado em 12/05/2017 às 14h34
Gestores definiram calendário de cursos que iniciam no dia 3 de julho

Ascom Seades

Com o intuito de dar celeridade à implantação do CapacitaSuas em Alagoas, a coordenação do programa de capacitação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se reuniu com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), por meio da Superintendência de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi), na segunda-feira (8), para definir o calendário acadêmico dos cursos que serão ofertados aos  profissionais da Assistência Social no Estado.

De acordo com o cronograma estabelecido entre os órgãos, o primeiro curso ofertado deve ocorrer no polo de Maceió, localizado no Campus A. C Simões, na Ufal, no dia 3 de julho. Nas semanas seguintes as aulas devem iniciar em Arapiraca e Delmiro Gouveia, respectivamente. Ao fim de cada curso serão entregues certificados de participação aos alunos.

O superintendente da Sagi, Rodrigo Araújo, explica que a primeira edição do CapacitaSuas em Alagoas é destinada a profissionais  de nível superior e  médio e, devido à limitação de vagas, ficará a cargo do gestor de cada município e conselho para definir qual profissional deve realizar a capacitação.

“As pré-inscrições realizadas no site irão formar o nosso banco de dados. A partir dessas informações é que serão feitas as convocações para realização da matrícula, que deve ocorrer entre os dias 12 e 26 de junho. Caso o inscrito não confirme a matrícula, serão convocados aqueles que aguardam na lista de espera", completa.

Os interessados em concorrer a uma das vagas devem acessar aqui. Através do portal os servidores poderão consultar informações pertinentes ao CapacitaSuas, como a ementa de cada curso, o número de vagas por polo, o cronograma de atividades e posteriormente o resultado da pré-inscrição.

Ao todo, serão três polos de capacitação, distribuídos estrategicamente pelo Estado para formar 2.778 servidores divididos em 24 turmas e oito cursos.  As aulas serão presenciais, com carga horária de 40 horas/aulas e cinco dias de duração.

CapacitaSuas

A escolha da Universidade para a implantação do programa em Alagoas se deu por meio de pregão eletrônico, realizado em dezembro de 2016, na Agência de Modernização de Serviços de Alagoas (Amgesp).

O CapacitaSuas é um programa do Governo Federal, instituído por meio da Resolução n.º 8/2012 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), e abrange ações de capacitação e formação, de acordo com a Política Nacional de Educação Permanente do Suas, que devem impactar na carreira do trabalhador, além de potencializar e dar visibilidade a novas práticas profissionais.