Ufal apresenta trabalho em Festival de Música de Portugal

Serão apresentados dados sobre filarmônicas no Nordeste, uma investigação luso-brasileira

25/05/2017 14h48 - Atualizado em 26/05/2017 às 14h30
O cônsul Edgard, a empresária Elisabete Lopes e o professor Marcos Moreira

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Nos dias 26 e 27 de maio, acontece o 8º Festival de Música Piaget em Viseu-Portugal e a Universidade Federal de Alagoas vai estar representada nesse evento. O professor do curso de licenciatura em Música, Marcos Moreira – que coordena o grupo de pesquisa Metodologia e Concepção Social do Ensino Instrumental – vai apresentar resultado do que é feiro pela Ufal e o Instituto Piaget sobre as filarmônicas no Nordeste.

Marcos Moreira e o ex-aluno da Ufal, professor graduado em Música, José Luann Veiga, mostrarão dados sobre a Jornada Pedagógica para Músicos de Banda (JPMB), que acontece há sete anos na Ufal. Cidades como Maceió, Arapiraca (2014) e Marechal Deodoro (2016) já reuniram músicos de vários municípios alagoanos. “Nossa apresentação em Portugal será sobre o levantamento das filarmônicas nordestinas. A comunicação que vamos apresentar é JPMB e os dados qualiquantitativos de Filarmônicas no Nordeste: uma investigação luso-brasileira. Vamos contribuir com o evento do meu parceiro de pesquisa Alexandre Andrade”, disse Marcos, coordenador da graduação em Música.

E destaca ainda: “A partir dessa apresentação em Viseu, começamos a fechar o ciclo de parcerias. Agora não mais só Ufal e Piaget. Agora é a Universidade, o Instituto Piaget, o Consulado e os eventos sobre Portugal que estão acontecendo em Alagoas, a exemplo do Portugal em Cena [que acontecerá na Barra de São Miguel e é coordenado pela empresária Elisabete Lopes], e o Dia de Portugal, apoiado pelo cônsul honorário”.

A Ufal é parceira do Instituto Piaget desde 2010 e mantém essa relação com a pesquisa luso-brasileira. “Essa parceria beneficia alunos de música e de outras áreas da Universidade. Quero agradecer, também, a todos que vem fazendo a JPMB, aos colegas da Ufal, em nome de Flávio Ferreira da Silva. Quero dizer que esta comunicação que iremos apresentar em Portugal tem um pouco de todos os participantes da jornada pedagógica, o nosso festival alagoano”, completou Moreira.

Nova edição

O professor é um entusiasta e incentivador das filarmônicas e já está preparando a nova edição da Jornada Pedagógica para Músicos de Banda, que acontecerá em novembro deste ano. Na terça-feira (17), ele recebeu a visita do cônsul honorário de Portugal em Maceio/Alagoas, Edgard Barbosa, que reafirmou o apoio governamental do Consulado ao evento.

O cônsul disse que ser uma honra dar o aval de Portugal para a Ufal e para o evento. “Oficialmente, Portugal reconhece o excelente trabalho que ele (Marcos Moreira) desenvolve, por meio das pesquisas, da jornada e das aulas que ministra no Instituto Piaget”, ressaltou Edgard.

Para Moreira, a jornada é um projeto luso-brasileiro e é o ápice dos eventos sobre bandas de música que acontecem em Alagoas. “A partir da nossa participação nesse festival em Viseu, na próxima semana, vamos costurar, com apoio do Consulado, os eventos sobre Portugal que vão acontecer aqui no Estado, durante este ano, culminando com a jornada pedagógica e o 1º Simpósio de Musicologia de Bandas, organizados por professores da UNB e da USP que também estarão no evento no mês de novembro. Nossa jornada tem apoio do Consulado e é uma correalização com o Sesc-Alagoas”, reafirmou.