Técnico-administrativas da Ufal participaram de encontro nacional de mulheres trabalhadoras

Encontro organizado pela Fasubra foi realizado no último final de semana em Brasília

23/05/2017 16h41 - Atualizado em 24/05/2017 às 10h55
As representantes da Ufal no encontro da Fasubra

Lenilda Luna - jornalista, com informações do Sintufal e Fasubra

No último final de semana, dias 20 e 21 de maio, oito técnico-administrativas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) representaram as mulheres filiadas ao Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal) no Encontro Nacional de Mulheres Trabalhadoras, realizado pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior (Fasubra). As representantes foram Roselma Santos, Girlaine Santos, Adriana Leite, Maria Inez Santos, Lenilda Luna, Maria Alves, Anna Leite e Cledja Santos.

O encontro teve o objetivo geral de debater a conjuntura política, a mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras na defesa dos direitos sociais e trabalhistas e também as estratégias de fortalecimento da participação das mulheres nas direções da federação e dos sindicatos de base. "As mulheres já são maioria na base, mas nem sempre são incentivadas a ocupar os espações de representação e decisão política do Sindicato. Precisamos ampliar e qualificar essa participação", disseram as sindicalistas representadas no encontro.

Cerca de 150 mulheres lotaram o auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB). A primeira mesa teve como tema A Reforma Trabalhista e os impactos no cotidiano das Mulheres Trabalhadoras, com exposições de Márcia Teixeira, estudante de filosofia da UnB, e Renata Coelho, procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Na tarde de sábado (20), o Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora contou com a palestra As consequências da Reforma da Previdência para a Mulher Trabalhadora com as palestrantes Mariana Lopes, doutoranda em História pela Universidade Federal de Uberlândia, e a deputada federal Erika Kokay (PT/DF). Depois foi aberta uma roda de conversa para a exposição de experiências dos estados.

Durante o domingo (21), as oito representantes de Alagoas dividiram-se nos grupos que discutiram as resoluções já aprovadas em encontros anteriores e apresentaram novas propostas. Algumas das reivindicações encaminhadas foram a ampliação da licença-maternidade, a instalação de creches em todas as Ifes e as formas de garantir a participação das mulheres nos encontros nacionais e de base.

Mais informações em Fasubra  e Sintufal.