Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / 5 / Sorriso de Plantão comemora 15 anos de atuação
18/05/2017 17h11 - Atualizado em 19/05/2017 13h21

Sorriso de Plantão comemora 15 anos de atuação

Projeto de extensão da Ufal desenvolve trabalho voluntário com crianças nos hospitais

Aniversário do projeto foi celebrado no Congresso Alagoano Interdisciplinar de Ludoterapia Fotos - Sorriso de Plantão

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

O projeto de extensão Sorriso de Plantão, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), comemorou 15 anos de atuação este ano. O aniversário do projeto foi celebrado na 4ª edição do Congresso Alagoano Interdisciplinar de Ludoterapia (Cailu), realizado nos dias 4, 5 e 6 de maio. O evento, organizado pelo Sorriso de Plantão, aconteceu no Centro Universitário Tiradentes (Unit).

No primeiro dia de atividades, o coral da Uncisal fez a abertura do Congresso, seguido do grupo Clows de Quinta, que realizou intervenções artísticas.  A programação foi extensa e contou com mesa redonda sobre a ludoterapia na vida dos pacientes e como a atuação do Sorriso de Plantão tem ajudado com seu trabalho.

Foram realizadas ainda quatro oficinas, sendo elas: contação de histórias por Coletivo Volante (Ufal), corpo e performance com a professora Eliana Oliveira (Ufal), brincando de ser palhaço no hospital com a terapeuta ocupacional Gleicy Gabriela e Mônica Souza, graduanda em Fonoaudiologia (Uncisal) e apresentação sobre percepção e sentido com a professora Clarissa Contrim (Uncisal).

No último dia de atividades, o público pôde participar das oficinas criando e brincando a partir de materiais de baixo custo com Amanda Generino; navegando no mundo das leituras com Bruna Wanderley, mestranda em Letras (Ufal) e Magno Almeida, professor de Língua Portuguesa e escritor; e brincadeiras de acordo com faixas etárias com a professora Maria Helena Rosa.

A 4ª edição do evento encerrou com a entrega dos certificados de excelência acadêmica concedidos por Maria Rosa, coordenadora do Sorriso de Plantão. Entre os trabalhos certificados estavam: A implantação da brinquedoteca como instrumento para garantia dos direitos das crianças hospitalizadas; Design e Saúde: projetando um carrinho de leitura para unidades hospitalares; A arte do clown e o processo de humanização da saúde; e A importância do lúdico no cuidado à criança hospitalizada: uma revisão bibliográfica.

Projeto de extensão

O Sorriso de Plantão é um trabalho solidário que busca amenizar a dor de crianças e acompanhantes nas instalações do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa/Ufal), Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA/HDT), Hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Unidade Farol e Hospital Daisy Brêda. O trabalho é voluntário e não aceita dinheiro como doação, somente materiais para o uso nos plantões. Atualmente o grupo possui cerca de 80 membros.

Além desse papel solidário, as visitas possuem um papel terapêutico. A tristeza é encarada como uma doença que dificulta, ainda mais, a recuperação. Dessa forma, ao levar alegria ao local, o grupo contribui para o bem estar do ambiente e, consequentemente, na saúde dos pacientes.

A 4ª edição do Cailu destacou a importância da ludoterapia como processo terapêutico em tratamentos diversos dispondo de variadas alternativas e pontos de vistas de diversas áreas.