Sorriso de Plantão comemora 15 anos de atuação

Projeto de extensão da Ufal desenvolve trabalho voluntário com crianças nos hospitais

18/05/2017 17h11 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Aniversário do projeto foi celebrado no Congresso Alagoano Interdisciplinar de Ludoterapia Fotos - Sorriso de Plantão

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

O projeto de extensão Sorriso de Plantão, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), comemorou 15 anos de atuação este ano. O aniversário do projeto foi celebrado na 4ª edição do Congresso Alagoano Interdisciplinar de Ludoterapia (Cailu), realizado nos dias 4, 5 e 6 de maio. O evento, organizado pelo Sorriso de Plantão, aconteceu no Centro Universitário Tiradentes (Unit).

No primeiro dia de atividades, o coral da Uncisal fez a abertura do Congresso, seguido do grupo Clows de Quinta, que realizou intervenções artísticas.  A programação foi extensa e contou com mesa redonda sobre a ludoterapia na vida dos pacientes e como a atuação do Sorriso de Plantão tem ajudado com seu trabalho.

Foram realizadas ainda quatro oficinas, sendo elas: contação de histórias por Coletivo Volante (Ufal), corpo e performance com a professora Eliana Oliveira (Ufal), brincando de ser palhaço no hospital com a terapeuta ocupacional Gleicy Gabriela e Mônica Souza, graduanda em Fonoaudiologia (Uncisal) e apresentação sobre percepção e sentido com a professora Clarissa Contrim (Uncisal).

No último dia de atividades, o público pôde participar das oficinas criando e brincando a partir de materiais de baixo custo com Amanda Generino; navegando no mundo das leituras com Bruna Wanderley, mestranda em Letras (Ufal) e Magno Almeida, professor de Língua Portuguesa e escritor; e brincadeiras de acordo com faixas etárias com a professora Maria Helena Rosa.

A 4ª edição do evento encerrou com a entrega dos certificados de excelência acadêmica concedidos por Maria Rosa, coordenadora do Sorriso de Plantão. Entre os trabalhos certificados estavam: A implantação da brinquedoteca como instrumento para garantia dos direitos das crianças hospitalizadas; Design e Saúde: projetando um carrinho de leitura para unidades hospitalares; A arte do clown e o processo de humanização da saúde; e A importância do lúdico no cuidado à criança hospitalizada: uma revisão bibliográfica.

Projeto de extensão

O Sorriso de Plantão é um trabalho solidário que busca amenizar a dor de crianças e acompanhantes nas instalações do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa/Ufal), Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA/HDT), Hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Unidade Farol e Hospital Daisy Brêda. O trabalho é voluntário e não aceita dinheiro como doação, somente materiais para o uso nos plantões. Atualmente o grupo possui cerca de 80 membros.

Além desse papel solidário, as visitas possuem um papel terapêutico. A tristeza é encarada como uma doença que dificulta, ainda mais, a recuperação. Dessa forma, ao levar alegria ao local, o grupo contribui para o bem estar do ambiente e, consequentemente, na saúde dos pacientes.

A 4ª edição do Cailu destacou a importância da ludoterapia como processo terapêutico em tratamentos diversos dispondo de variadas alternativas e pontos de vistas de diversas áreas.