Propep realiza cerimônias de entrega dos certificados de excelência acadêmica

Gestores reconheceram os trabalhos de iniciação científica dos três campi

09/05/2017 10h00 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Solenidade de entrega dos certificados em Maceió

Danielly Bezerra - estudante de Relações Públicas

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Ufal promoveu duas solenidades de entrega dos certificados de excelência acadêmica de projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit). O primeiro evento foi no último dia 2 de maio, no auditório da Reitoria, Campus A.C Simões.  Esta ocasião premiou os orientadores, bolsistas e colaboradores dos 145 projetos do ciclo 2015/2016 realizados nos três campi da Universidade.

Na cerimônia realizada em Maceió, foram conhecidos ainda os cinco alunos que representarão a Ufal na disputa nacional proposta pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Prêmio Destaque na Iniciação da Ufal. Conduzida também pela Propep, a indicação para o prêmio consiste na seleção de um aluno de cada grande área de conhecimento participante do ciclos Pibic e Pibiti como bolsista CNPq, totalizando, no máximo, seis representantes por instituição - um número a menos do que o esperado em função da não existência de projetos de iniciação tecnológica na área das humanidades.

Durante a divulgação dos nomes, a coordenadora do Pite, professora Eliana Almeida, fez um convite aos alunos e professores para conhecerem o edital do Pibiti, que ainda está aberto. “É importante que todos os docentes e discentes da Ufal que se interessam pela Inovação participem do Edital Pibiti 2017-2018. Lembramos que o período de inscrições ficará aberto até o dia 6 de junho e são aceitos para submissão projetos inovadores em todas as áreas de conhecimento e não apenas aquelas de cunho tecnológico”, ressaltou.

Na segunda solenidade, na cidade de Arapiraca, na última quinta-feira (4), o vice-reitor José Vieira, representantes das equipes da Propep e do Campus Arapiraca, o diretor acadêmico, Arnaldo Tenório; o coordenador de pesquisa, Edmilson Silva, e o representante do comitê assessor em pós-graduação em pesquisa da Ufal, Tobias Mariz, certificaram os projetos daquele campus e também do Campus do Sertão. O Pró-reitor da Propep, Alejandro Frery, ministrou uma palestra com o tema Introdução ao pensamento científico, onde discutiu as bases para o desenvolvimento da pesquisa e do fazer científicos. Acesse o material apresentado clicando aqui.

Representando a reitora, Maria Valéria Costa Correia, que não pode estar presente na cerimônia, o vice-reitor José Vieira prestigiou o evento e parabenizou a equipe da Propep, os docentes e alunos reconhecidos com o prêmio. “É uma satisfação estar participando pelo quarto ano desta solenidade aqui em Arapiraca, dois deles como gestor e dois como gestor e pesquisador. É muito significativo entregar a esses alunos o certificado de excelência e é o coroamento de todo o trabalho que a Propep vem desenvolvendo nesse campo de iniciação científica”, comentou.

A certificação de excelência acadêmica corresponde ao reconhecimento conferido pelos avaliadores externos aos trabalhos de iniciação científica e tecnológica analisados presencialmente no 26º Encontro de Iniciação Científica e no 9º Seminário do Programa de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo, promovidos respectivamente pela Coordenação de Pesquisa (CPq) e pelo Programa de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (Pite), ambos setores da Propep. Os eventos, que ocorrem anualmente, aconteceram em paralelo com a programação do último Congresso Acadêmico Integrado de Inovação Tecnológica (Caiite 2016) entre os dias 7 e 9 de dezembro, em Maceió, e nos dias 12 e 13 nos campi da Ufal no interior do Estado.

Dos trabalhos reconhecidos com o título de excelência acadêmica, parte foi também indicada para participação na Jornada Nacional de Iniciação CIentífica (JNIC), durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Em sua 69ª edição, a reunião da SBPC deste ano acontecerá na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG), entre os dias 16 e 22 de julho, e a Coordenação de Pesquisa já está em contato com os estudantes para articulação dos detalhes.

Sobre a importância da participação dos discentes da Ufal nesse grande evento, o coordenador da CPq, professor André Lage, destaca que “a Iniciação Científica é o começo da carreira de pesquisador científico, onde temos a oportunidade de estimular o pensamento crítico embasado na ciência. O Pibic da Ufal tem uma longa tradição em trabalhos de qualidade. A premiação é uma oportunidade de enaltecer nosso Programa e prestigiar aqueles que se destacaram no desenvolvimento das suas pesquisas”.  Ainda sobre o Pibic, o coordenador faz uma ressalva para os participantes do ciclo 2017-2018, solicitando que os pesquisadores estejam atentos ao cumprimento do cronograma estabelecido no edital.

“O Pibic funciona não apenas com a participação de todos os orientadores na realização de suas pesquisas, mas também pelas atividades de avaliação de projetos e relatórios do Programa. É fundamental para a Universidade que o processo de avaliação por pares mantenha-se de forma contínua”, ressaltou.

Para ver as fotos das cerimônias nos dois campi acesse a página da Ufal no Facebook.