Projeto de extensão exibe documentário sobre a ditadura militar

Evento acontecerá nesta quinta no auditório da Biblioteca Central

22/05/2017 18h15 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

Para a edição do mês de maio, o projeto de extensão Cinema e Criminologia exibe nesta quinta-feira (25) o documentário O dia que durou 21 anos, que aborda a influência do governo estadunidense no golpe militar de 1964 no Brasil. A exibição acontecerá às 14h, no auditório da Biblioteca Central (BC) da Ufal. As inscrições serão feitas no local, gratuitamente, e com direito a um certificado de 4 horas.

O projeto é coordenado pelas docentes Elaine Pimentel e Ruth Vasconcelos, e é realizado pelo Núcleo de Estudos e Políticas Penitenciárias (NEPP), da Faculdade de Direito da Ufal (FDA), em parceria com o Núcleo de Estudos sobre Violência em Alagoas (Nevial) do Instituto de Ciências Sociais da Ufal (ICS). Esta ação acontece mensalmente, abordando temas variados e acontece sempre na última quinta-feira de cada mês.

Como de costume, após a exibição do filme, haverá um debate. Para esta edição, serão convidados membros da Comissão Estadual da Memória e da Verdade Jayme de Miranda, além de parentes de políticos alagoanos desaparecidos, que contarão suas experiências em relação a ditadura militar. 

Elaine Pimentel, coordenadora do projeto, ressalta a importância desta edição: “o evento é importante porque traz à tona o tema ditadura militar, no momento histórico atual, de instabilidade política no Brasil. O formato do evento proporcionará aos presentes a possibilidade de diálogo com os integrantes da Comissão da Verdade e com a comunidade em geral, já que o evento é aberto ao público”, afirma.