Professor da ETA leva sua batida a três eventos internacionais de percussão

Mas antes fará concertos no Espaço Cultural que vão dar uma mostra do que será apresentado nos festivais

05/05/2017 10h12 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Cartaz do evento que acontecerá na Colômbia

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

A partir desta semana, o professor da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas, Augusto Moralez, começa temporada de concertos preparatórios para sua participação em três grandes festivais internacionais de percussão, que vão acontecer em São Paulo, na Colômbia e na Bahia, de maio a julho deste ano. Os recitais realizados em Maceió serão abertos ao público e o primeiro aconteceu na quinta-feira (4), no Espaço Cultural.

Até julho serão mais três concertos realizados como parte das atividades do Núcleo de Percussão (NUP) da Ufal, um programa de extensão coordenado por Moralez, Obras brasileiras para vibrafones. “O primeiro que apresentamos será o mesmo repertório com obras inéditas para vibrafone [teclado de percussão], de compositores brasileiros, que irei levar para Campinas [em São Paulo], na próxima semana, onde participarei do primeiro evento científico na área”, disse.

Ele se refere ao 1º Congresso Brasileiro de Percussão, que será realizado no Instituto de Artes da Unicamp, de 9 a 12 de maio, com o tema A pesquisa sobre percussão no Brasil: trajetória e novos desafios. Será um evento internacional e entre os convidados também vão estar presentes Ney Rosalro, principal percussionista brasileiro no exterior, e Emanuel Sijournê, prestigiado percussionista francês e que foi professor de Moralez.

A dinâmica dos concertos em Maceió seguirá uma agenda que antecede os eventos internacionais dos quais o professor da ETA participará. O segundo será dia 31 de maio, às 19h, no Espaço Cultural, com apresentação do repertório levado para o Festival Internacional de Percussão, que acontece em Medellin, na Colômbia, de 12 a 17 de junho. Moralez representará o Brasil e, além da apresentação, ministrará curso de uma semana para alunos, dentro da programação.

A última etapa de recitais de percussão será com a participação dos dois projetos do NUP – Duo Massayó, em 13 de julho, e Grupo Percufal, dia 14 de julho. As músicas que vão compor o repertório apresentado por Morlarez também serão levadas para o Festival Internacional de Percussão da Ufba, que acontece em Salvador, de 17 a 21 de julho. Ele é um dos convidados, junto com artistas dos Estados Unidos, da Colômbia, França e vários professores do Brasil.

Nesse evento, o docente também tocará músicas compostas por Felipe Burgos, seu parceiro do projeto Duo Massayó e concluinte do curso de licenciatura em Música da Ufal. Além de Moralez, também vão para Salvador o próprio Felipe Burgos e estudantes da ETA que compõem o Percufal.

Ações do NUP

O NUP é um programa de extensão, que tem três projetos em andamento: Repertório Brasileiro para Vibrafones, Duo Massayó e Percufal. Nos últimos quatro meses, Moralez registrou 27 ações desenvolvidas pelo núcleo.

O Duo Massayó é um projeto aprovado em edital do Programa de Iniciação Artística (Proinart) da Ufal e o Percufal é um grupo de percussão da ETA.