Mutirão de Diagnóstico Oral é realizado na Ufal

O intuito da ação foi promover exames de prevenção do câncer bucal

16/05/2017 09h06 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Ação foi voltada para toda a população e contou com exames em busca de lesões orais

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

A Liga de Diagnóstico Oral e Maxilofacial (Lidom), realizou nesta sexta-feira (12), o 1º Mutirão de Diagnóstico Oral na Clínica de Odontologia, que fica localizada na Faculdade de Odontologia da Ufal (Foufal). A ação foi voltada para toda a população e contou com exames em busca de lesões orais, objetivando a prevenção e o diagnóstico precoce do Câncer de boca.

O professor e coordenador da Lidom, José de Amorim Lisboa Neto, alertou sobre a importância da realização frequente desse tipo de exames. “O câncer bucal é uma doença silenciosa. Na fase inicial dele, ele não dói, então o paciente geralmente não se queixa de nada e muitas vezes ele é descoberto por um acaso, e se for descoberto na fase inicial, ele tem cura. Quando o indivíduo vem para o ambulatório já com sintomas, com dor, dificuldade de engolir ou abrir a boca, podemos dizer que a lesão já avançou e fica muito mais difícil de tratar”, afirmou ele.

José Amorim também reforçou que quanto maior for a demora para diagnosticar o câncer, mais ele fica agressivo e resistente ao tratamento. O que torna a prevenção ainda mais importante, pois algumas lesões que saem na boca podem preceder e se transformar em um câncer.

De acordo com Iasmine Lima de Souza, presidente da Lidom e aluna de Odontologia, no mutirão foram feitos exames complementares como biópsia e citologia esfoliativa, e após a identificação da doença, os pacientes serão encaminhados para Hospital Universitário (HU), para fazerem o tratamento.

A Lidom foi criada por alunos do curso de Odontologia da Ufal e com o incentivo de professores a proposta foi a frente, promovendo diversos projetos que visam o diagnóstico de lesões orais. O coordenador do projeto, informou que, além do mutirão, a população pode procurar regularmente a Clínica de Odontologia da Foufal, para fazer exames de estomatologia e tratar de doenças bucais gratuitamente.