Morre professor alagoano referência internacional da matemática

Elon Lages Lima era doutor honoris causa pela Ufal

08/05/2017 11h12 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Elon Lages Lima tinha 87 anos

Ascom Ufal com informações do Impa

Morreu neste domingo (7) o matemático alagoano Elon Lages Lima, aos 87 anos, no Rio de Janeiro. O professor era doutor honoris causa pela Universidade Federal de Alagoas e tido como um dos mais importantes autores de livros de matemática no país, com mais de 40 publicados.

Elon seria homenageado como matemático alagoano de destaque internacional na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia Inovação, numa parceria com a Ufal, em outubro deste ano.

Ele era PhD pela Universidade de Chicago, foi três vezes diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e ganhou duas vezes o Prêmio Jabuti de Ciências Exatas, da Câmara Brasileira do Livro. Elon Lages era conhecido por seus trabalhos em topologia diferencial, topologia álgebra e geometria diferencial. Ele foi criador do Programa de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio (Papmem), que continua ativo e já beneficiou mais de 20 mil professores do país.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, desde 1963, foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (1973-75) e integrou o Conselho Nacional de Educação e o Conselho Superior da Faperj. Recebeu a Ordem do Mérito Científico na Classe Grã-Cruz, da Presidência da República, e o Prêmio Anísio Teixeira, do MEC.

A comunidade matemática da Ufal lamenta a morte do professor que é uma referência internacional e para a formação acadêmica da área.