Grupo de estudos realiza seminário sobre Pós-doutoramento no exterior

Docentes irão relatar suas experiências em Portugal e na Inglaterra

18/05/2017 17h19 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação (GP-Tese), promove, nesta sexta-feira (19) um seminário com o tema Pós-doutoramento no exterior em políticas e gestão da educação, abrangendo experiências de pesquisa em Portugal e na Inglaterra. O evento acontecerá das 8h ás 18h no auditório da Biblioteca Central da Ufal (BC). As inscrições gratuitas e com direito a certificado, serão feitas no local.

O GP-Tese surgiu em 2003, com o intuito de contribuir com a consolidação da prática da pesquisa na Ufal, voltada para a problematização e esclarecimento de questões relacionadas ao trabalho, estado, sociedade e educação. As palestrantes serão as professoras doutoras Georgia Cêa e Edna Prado, ambas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufal (PPGE).

De acordo com a organização, o objetivo do seminário é socializar as experiências de pós-doutoramento no exterior das duas docentes do Cedu, abordando as políticas educacionais, incluindo a dinâmica das referidas instituições e os resultados das investigações sobre parcerias público-privadas em educação e financiamento do ensino superior.

Pela manhã o evento contará com duas mesas-redondas, A dinâmica institucional da Universidade de Lisboa / Portugal e as condições de pesquisa, iniciando ás 8h30 e A dinâmica institucional da Universidade de Bristol/ Inglaterra e as condições de pesquisa, tendo início ás 10h15. Durante a tarde os assuntos abordados nas mesas serão Financiamento do ensino superior: relações entre o sistema português e o brasileiro, com início ás 14h, e ás 16h iniciará Parcerias público-privadas em educação no Reino Unido e no Brasil: cenários e dilemas.