Exposição de banners destaca aspectos históricos de Alagoas

Atividade faz parte da disciplina do curso de História e pode ser conferida até amanhã (5)

04/05/2017 15h49 - Atualizado em 05/05/2017 às 09h02
Estudante de história, Daniel Nunes, recomenda a exposição ao afirmar que os trabalhos mostram elementos importantes do processo de formação de Alagoas.

Thâmara Gonzaga - jornalista

Até a próxima sexta-feira (5), a comunidade universitária tem a oportunidade de conhecer e aprender sobre alguns aspectos históricos de Alagoas, no século 19, por meio da exposição de banners elaborados por estudantes do curso de história da Ufal. A produção acadêmica está exposta no salão do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), das 13h30 às 21h.

O estudante do segundo período de história, Daniel Nunes, já prestigiou e recomenda. “São trabalhos que mostram elementos, dinâmicas de sociabilidade e um mosaico de culturas que marcam Alagoas. É muito importante para conhecer o nosso processo de formação”, afirmou.

A atividade é vinculada à disciplina História do Brasil Império, lecionada pelo docente Gian Carlo, que também é responsável pela curadoria da exposição. “O objetivo principal é possibilitar aos alunos do bacharelado exercerem a pesquisa histórica, em especial, a busca de fontes que tenham relação com Alagoas no século XIX. E, a partir dela e das leituras, conseguirem construir uma reflexão sobre a Província de Alagoas”, destaca Carlo. O docente ressalta os resultados positivos: “Os alunos têm tido um contato com fontes dentro de uma pesquisa. Além disso, é uma forma de avaliação que não fica presa a sala de aula”.

O docente explica que este ano marca o bicentenário da Revolução de Pernambuco e da Emancipação Política de Alagoas, ambas ocorridas no ano de 1817 e, por isso, o tema política foi dividido para abordar estes períodos. “Os demais temas compreendem religiosidades, família, economia, escravidão, sociedade. Todos pensados no âmbito do Brasil Império e com uma parte dedicada, exclusivamente, a Alagoas na época”, reforça o docente.