Edufal no mês de maio: Dia do Trabalho e do Assistente social

Editora aproveita as datas para sugerir títulos para ampliar pesquisa e a leitura

15/05/2017 09h10 - Atualizado em 16/05/2017 às 09h03
Edufal apresenta seus títulos sobre trabalho e assistência social

Edufal apresenta seus títulos sobre trabalho e assistência social

Márcia Alencar - jornalista

O mês de maio comemora o Dia do Trabalho e também o Dia do Assistente Social. A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) aproveita para sugerir títulos de seu acervo sobre o tema, que podem ser adquiridos pelo site, na sede no Campus A. C. Simões, em Maceió e nas extensões do Espaço Cultural e do Campus do Sertão.

A assistente social e professora Margarida Maria Silva dos Santos é autora do Livro Território e Gestão da Política de Assistência Social – Experiências de Maceió e Arapiraca, de 2015, no qual trata sobre o impacto resultante da localização dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para a proteção social das comunidades onde eles estão inseridos. “O livro resultou de projeto de pesquisa para o doutorado na UFPe e trata sobre a assistência social, uma política social desenvolvida em uma estrutura capitalista, em um país marcado por históricas desigualdades econômicas e sociais” , ressalta a autora.

De 2016, vamos destacar o livro Questão Social¨ em Alagoas – Expressões da sociabilidade erguida sob o comando do capital, de Diego Souza, Japson Gonçalves, Norma Alcântara e Silene de Moraes Freire (organizadores), que reúne textos de discentes e docentes do Dinter da UFRj/Ufal.  Para os organizadores, o objetivo da publicação é ampliar e aprofundar o debate de questões referentes à necessidade de se institucionalizar e fortalecer uma rede interdisciplinar de pesquisadores capazes de pensar a região e garantir uma formação comprometida com a superação dos problemas sociais, políticos e econômicos através do pensamento crítico e emancipador.

Em Defesa do Pensamento Crítico: relações sociais, trabalho e política, organizado por Maria Norma Alcântara, Edlene Pimentel e Reivan Marinho de Souza, aborda em 22 artigos o propósito de desvendar particularidades, significados, fundamentos, tendências e determinantes essenciais do Trabalho, da Política e da Reprodução Social, tendo por suporte o pensamento marxiano, em sua necessária referência à totalidade da vida social.

Outras sugestões de títulos que podem ajudar em pesquisas, ampliando a leitura sobre os temas: Para Além de prometeu? Crítica às teorias da superação do trabalho pela tecnologia no contexto da acumulação destrutiva, de Albani de Barros, editado em 2015; Estado e Direitos Sociais no Brasil – Entre a modernidade e o retrocesso, de Ana Maria Àvila Mendonça, de 2009; Discurso e Relações de Trabalho, de Maria Virgínia Borges Amaral, de 2016; Trabalho e Direitos Sociais: bases para a discussão, de Ana Cristina de Souza Vieira e Maria Virgínia Borges Amaral (organizadoras), de 2008.