Edufal lança nova publicação na área de Direitos humanos

Lançamento de Os que estão à margem será nesta sexta-feira, 19 de maio, a partir das 19h, na sede do MPE, em Maceió

17/05/2017 15h44 - Atualizado em 18/05/2017 às 16h10
Lançamento será nesta sexta (19), às 19h, no MPE

Márcia Alencar – jornalista

Os organizadores e autores do livro Os que estão à margem: uma abordagem interdisciplinar à luz dos Direitos Humanos, editado pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), promovem o lançamento nesta sexta-feira, 19 de maio, a partir das 19h, na sede do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE), no auditório Edgar Valente de Lima Filho. O livro apresenta diversidade de temas sob diferentes perspectivas dos organizadores, João Marcos Francisco Sampaio, Maria dos Prazeres Gonçalves Rodrigues, Rafaella Andrade Leite, Elaine Cristina Pimentel Costa, Olga Jubert Gouveia Krell.

Na apresentação, a professora da Ufal Josineide Francisco Sampaio afirma que o livro contribui de forma profícua com as reflexões e debates relacionados a garantia de direitos concernentes a vários grupos sociais em situação de vulnerabilidade e exclusão social, apresentando capítulos que discutem a questão de gênero e da sexualidade. “A abordagem vai da diferença remuneratória entre homens e mulheres no mercado de trabalho até a vitimização de policiais militares em Alagoas a partir da situação de risco e das condições legais, processuais e administrativas que estão submetidos no exercício de suas funções”, destaca Josineide Sampaio, doutora em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz.

Os vários capítulos do livro também debatem temas como as violações dos direitos humanos no sistema carcerário brasileiro, tanto quanto no sistema socioeducativo; discussões relacionadas ao conflito do direito garantido à liberdade religiosa e o direito à vida, no caso de risco de morte, em se tratando de transfusão de sangue em pacientes Testemunhas de Jeová, além de direitos fundamentais de grupos étnicos como os ciganos. “Há uma riqueza e diversidade nas discussões que são apresentadas, evidenciando questões e situações relacionadas a minorias sociais que são ignoradas e que tem seus direitos humanos desrespeitados”, ressalta a professora.

Esse novo título da Edufal pode ser encontrado na sede da Livraria e Editora Universitária, no Campus A. C. Simões e pelo site.