Editais abertos para mestrado e doutorado, confira

1° seleção de doutorado em Serviço Social e mestrado e doutorado em Química e Biotecnologia recebem inscrições até dia 16 de junho

30/05/2017 14h39 - Atualizado em 30/05/2017 às 16h09

Thamires Ribeiro, Letícia Sant’Ana e Rafaela Oliveira - estagiárias

A proposta para a primeira seleção do curso de doutorado em Serviço Social foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e o edital já está disponível aqui. O programa terá concentração na área de Serviço Social, Trabalho e Direitos Sociais, tendo como linhas de pesquisa Questão social, direitos sociais e serviço social, Trabalho, política e sociedade e Direitos, movimentos sociais, relações de exploração agrária, urbana e de opressão. O curso terá duração de 4 anos, com início no semestre 2017.2.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), Norma Alcântara, enfatiza a importância da realização do curso, por ter sido a única proposta de doutorado da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aprovada em 2016. “Pelos contatos que temos recebido, teremos bastante candidatos, inclusive de fora do país, interessados em cursar conosco o doutorado. Certamente isto não é à toa, mas deve-se ao compromisso com a pós-graduação lato e stricto sensu por parte do corpo docente da Faculdade de Serviço Social”, declarou.

De acordo com o edital, o curso tem como objetivo qualificar o quadro docente como pesquisadores em Serviço Social e áreas afins, para análise dos fundamentos do Serviço Social, do trabalho, das políticas sociais, dos direitos sociais e dos movimentos sociais na sociedade contemporânea.

Sobre a relevância do curso para a Ufal, a coordenadora afirma que “Este doutorado tem significativa importância para o PPGSS por duas razões em especial. A primeira, por possibilitar que pessoas de Alagoas e de estados vizinhos, tenham a chance de cursar doutorado na nossa área. E a segunda, pela coincidência da seleção e início do curso está acontecendo no ano em que se comemora 60 anos do Serviço Social em Alagoas”. E complementa: “O doutorado em Serviço Social será decisivo para a consolidação cada vez maior do PPGSS que está no seu décimo terceiro ano de existência”.

Seleção:

As inscrições podem ser realizadas até 16 de junho de 9h ás 12h, mediante a apresentação dos documentos descritos no edital, na secretaria do Programa. Serão ofertadas um total de 15 vagas. Os resultados da homologação das inscrições estarão disponíveis no dia 22 de junho. Após a realização das outras etapas, o resultado final do processo seletivo estará disponível a partir do dia 28 de julho, e as aulas iniciarão dia 7 de agosto.

Mais informações e os resultados das etapas devem ser conferidas por esse link.

Química e Biotecnologia

Também estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Química e Biotecnologia. O início das aulas está previsto para o dia 27 de agosto de 2017. O Programa de Pós-Graduação abrange as áreas de Físico-Química, Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica, Bioquímica e Biotecnologia, e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora em Áreas Estratégicas de Química e Biotecnologia.

Para o Mestrado estão sendo oferecidas 9 vagas. Podem se inscrever candidatos graduados portadores de diploma de nível superior emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo MEC. Os documentos devem ser enviados até o dia 16 de junho e a lista está disponível no edital.

Para a seleção de Doutorado são ofertadas 3 vagas. Podem se inscrever para o nível de Doutorado candidatos com título de Mestre em Química ou Biotecnologia ou de áreas afins, a critério do Colegiado. Os candidatos deverão ser portadores de diploma de mestre emitido por instituições oficiais reconhecidas pelo MEC. A descrição dos documentos necessários está disponível no edital. A entrega deve ser feita até o dia 16 de junho.

Portadores ou representantes de portadores de necessidades especiais devem contatar o Programa de Pós-Graduação, através do telefone (82) 3214-1144, para garantia de acessibilidade.