Divisão de Meio Ambiente realiza estudos para descobrir causas de quedas de árvores na Ufal

Árvores que tombaram tinham em comum as raízes infestadas por fungos

23/05/2017 17h58 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Ascom Ufal

A Divisão de Meio Ambiente (DMA) da Ufal, setor ligado à Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), divulgou nota sobre a realização de estudos para descobrir as causas dos tombamentos de árvores depois das chuvas do último fim de semana.

Numa análise preliminar, a equipe técnica da DMA contabilizou o tombamento de quatro árvores, sendo duas ao redor do prédio da Reitoria, uma em frente à Escola de Enfermagem e Farmácia e a última no jardim do Instituto de Ciências Sociais (ICS). Em comum, todas as árvores tinham as raízes infestadas por fungos. Além de fungos, algumas árvores apresentaram infestação por cupins e outros insetos.

Os estudos estão sendo realizados numa parceria entre Sinfra, Instituto de Ciências Biológicas (ICBS) e Centro de Ciências Agrárias (Ceca). De acordo com o setor, doenças e pragas podem contribuir para o enfraquecimento das estruturas de fixação das plantas. Madeira de baixa densidade, raízes superficiais, solo encharcado, ventos fortes, podas mal feitas e a infestação de fungos e insetos contribuem em conjunto para o tombamento de árvores.

Ao final dos estudos, a Sinfra contará com um diagnóstico preciso da situação da flora de grande porte do campus e tomará providências como a supressão ou poda das árvores infestadas que apresentem algum tipo de risco, feitas pela secretaria de meio ambiente da prefeitura municipal de Maceió; replantio e ações de educação ambiental.

Veja nota em anexo.