Curso de Música apresenta três recitais na próxima semana

Atividades marcam encerramento do semestre letivo e envolvem alunos de Clarineta e vários outros instrumentos

12/05/2017 16h43 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Se você gosta de boa música, a próxima semana começa bem movimentada no Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas, com vários estilos musicais. A licenciatura em Música apresenta recitais de clarineta e outros instrumentos com alunos que participam das atividades de conclusão do semestre letivo e, ainda, experimentam a prática artística. Será nos dias 15 e 16, na Sala 11, pela manhã, e é aberto ao público.

Na segunda-feira, às 11h, haverá o recital resultado da disciplina Oficina de performance, ministrada pelo professor de clarineta, Flávio Ferreira. Serão vários instrumentos e estilos, envolvendo os discentes em grupo de choro, banda instrumental, grupo de rock e solo de violão.

De acordo com o professor Flávio, essa atividade ligada à disciplina Oficina de performance busca estimular a prática artística. “Nossa proposta é que os estudantes se conheçam, enquanto grupos musicais, interajam e formem parcerias. Antes eles se conheciam em sala de aula, mas não sabiam o que o outro fazia e, agora, eles têm a oportunidade de saberem o que cada um faz na área musical e, quem sabe, possam formar grupos profissionais”, afirmou.

Na terça, dia 16, haverá dois recitais. O primeiro será de clarineta, às 9h30, com participação dos alunos Cláudio Gouveia, concluinte da licenciatura em Música, e Santiago Silva. Segundo Flávio, pelo projeto pedagógico do curso, há previsão de concertos dos alunos quando estão na metade do curso e ao concluir a graduação.

Cláudio e Santiago vão apresentar, individualmente, em recital de clarineta um repertório com os compositores Oswaldo Lacerda, Gade, Kovács, Poulenc, Weber e Pixinguinha e Benedito Lacerda. “O curso é de licenciatura e o objetivo principal é a formação de professores de música, mas a realização desses eventos é importante porque insere nosso aluno nesse ritual de concertos e nas etapas de produção dos mesmos”, destacou Flávio, acrescentando que a experiência da prática artística também é importante na formação acadêmica.

O outro concerto da terça-feira será às 11h30 e terá apresentações com duo de violinos, trio de violões, violão e flauta, sexteto de cordas e grupo de tango.

O quê: recitais de clarineta e outros instrumentos
Quando: dias 15, às 11h, e 16 de maio, às 9h30 e às 11h30
Onde: sala 11 do Espaço Cultural, na Praça Visconde de Sinimbu.