Cine Ufal Cultural realiza sua primeira sessão em 8 de junho

Ação será inaugurada com o filme Xingu, de Cao Hamburguer

23/05/2017 16h31 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), realiza no dia 8 de junho a primeira sessão do Cine Ufal Cultural. Em sua inauguração será exibido o filme Xingu, ás 14h no Auditório Nabuco Lopes, localizado na Reitoria da Ufal.  A ação é voltada para todos os servidores da Universidade.

De acordo com a organização, a proposta dessa ação cultural, é exibir filmes com diferentes temáticas a cada três meses, e que ao final das exibições, possa ser aberta uma discussão sobre o tema abordado, através de um mediador.

A mediadora desta sessão será Michelle Reis de Machado, professora da disciplina História Indígena no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), que tem por objetivo desmistificar o imaginário social sobre o índio brasileiro. Além da docente, a tribo Tingui Botó também participará da discussão, e realizará uma apresentação cultural.

As inscrições devem ser feitas através do link.

O filme

Com direção de Cao Hamburguer, Xingu foi lançado em 2012 e conta a história dos irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas, que decidem viver uma grande aventura e alistam-se na expedição Roncador-Xingu, partindo numa missão desbravadora pelo Brasil Central. Logo os irmãos se tornam chefes da expedição e se envolvem na defesa dos índios e de sua cultura.

Numa viagem sem paralelo na história, os irmãos Villas-Bôas conseguem fundar o Parque Nacional do Xingu, um parque ecológico e reserva indígena que, na época, era o maior do mundo, do tamanho de um país como a Bélgica. (Fonte: Globo Filmes).