Certificados de excelência atestam qualidade nos serviços prestados pelo Hospital Universitário

Banco de Leite Humano e Laboratório de Análises Clínicas foram contemplados. Os certificados são referentes ao ano de 2016

17/05/2017 15h34 - Atualizado em 18/05/2017 às 16h38

Rafaela Oliveira - estudante de relações públicas

O Banco de Leite Humano do Hospital Universitário (HU) recebeu certificação Ouro pelo desempenho em 2016. O certificado foi conferido pela Rede Global de Bancos de Leite Humano e não é a primeira vez que o departamento recebe o certificado: em 2014, o Banco de Leite Humano do HU foi avaliado como prata e em 2015 como ouro.

Representante do departamento, a médica Rosângela Simões Gonçalves, destaca a função social do Banco de Leite: “O trabalho que nós realizamos é uma das ações públicas mais eficazes na redução da mortalidade infantil. Possuímos trabalhos de incentivo ao aleitamento materno e de apoio e proteção às mulheres que amamentam”.

Implantado em março de 2002 com apoio da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e da Fundação Oswaldo Cruz, o Banco de Leite Humano do HU atua na promoção da saúde materno-infantil através da coleta do leite e do incentivo ao aleitamento materno, além de trabalhar com o atendimento às lactantes.

Ainda segundo a médica, o certificado é reflexo da qualidade que já é reconhecida no HU: “Essa certificação é muito importante. É o atestado da qualidade do leite que distribuímos para a UTI e UCI. É a confirmação de que o serviço prestado está dentro do padrão Ouro”.

Unidade Laboratorial de Análises Clínicas

A Unidade Laboratorial de Análises Clínicas do Hospital Universitário recebeu certificado de excelência pelos serviços prestados em 2016. O certificado é do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) e é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. A unidade já recebeu o certificado em anos anteriores.

Como gestora do laboratório a médica Mônica Meira Leite Rodrigues salienta as mudanças realizadas que resultaram na evolução do serviço prestado: “Passamos por um processo de reestruturação e tivemos muitas mudanças, tanto na parte estrutural, quanto na parte organizacional. Redistribuímos tarefas, remanejamos pessoal e trocamos equipamentos”.

Para ela, o certificado é de grande importância tanto para os servidores quanto para a comunidade, e ressalta o prestígio que o HU possui: “Para quem trabalha aqui é muito prazeroso receber um certificado desse porte porque isso mostra que nós trabalhamos num local de excelência. Já para a comunidade é ainda mais importante. Frequentemente pacientes nos dizem que médicos externos fazem questão de que os exames sejam feitos no laboratório do HU porque do lado de fora se sabe que aqui é um local de qualidade. No final quem sai ganhando é o usuário.”

Equipe de qualidade

Fabiana Morais, Maria Isabel e Ednelza Miranda são servidoras do HU e trabalham no Laboratório de Análises Clínicas. As três trabalham juntas e acreditam que o certificado é a representação do nível do serviço que a equipe realiza. “Como não é a primeira vez que nosso setor recebe o certificado, temos a certeza de que o nosso local de trabalho é um local de qualidade. Tudo aqui é feito com muito carinho e atenção aos detalhes. Toda a equipe é muito cuidadosa porque sabemos que estamos lidando com a saúde das pessoas.”, ressaltam.