Carta de Serviços ao Cidadão passa por atualização

Documento conta com 18 novos serviços prestados pela Ufal

18/05/2017 16h46 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Letícia Sant'Ana - estagiária

Lançada em maio do ano passado, a Carta de Serviços ao Cidadão passa por sua primeira atualização neste mês para melhor atender a comunidade alagoana. Destinada à informar o cidadão sobre os serviços prestados pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Carta é um instrumento de transparência, permitindo que a sociedade se aproxime mais da gestão pública, visando garantir a melhoria da qualidade.

Nesta atualização, foram adicionados 18 serviços prestados por órgãos da Ufal, são eles:

Assessoria de Comunicação (Ascom)

Comissão Permanente do Vestibular (Copeve)

Gabinete da Reitoria

Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep); antigo serviço de Junta Médica

Ouvidoria

Aos órgãos da Universidade já inseridos na Carta, foi solicitado pela Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) que atualizassem as informações, caso fosse necessário.

A coordenadora do projeto, Renata Gomes, falou sobre a importância do cidadão responder a pesquisa de satisfação ao fazer buscas no documento. “A pesquisa procura saber se as pessoas conhecem a Carta e se as atividades que elas procuram estão no documento. É a forma que temos para avaliar os serviços prestados pela Universidade”, afirma. Anualmente, a Proginst encaminha um relatório de gestão ao Tribunal de Contas da União (TCU), que questiona a avaliação feita pelo cidadão e analisa os serviços prestados pela Ufal.

Novidade

A Carta de Serviços ao Cidadão sairá do formato PDF para o formato eletrônico, se tornando totalmente digital. O novo modelo está sendo desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) em parceria com a Proginst e vai se assemelhar ao Guia de Serviços do Governo do Estado. O lançamento será em julho e vai facilitar as buscas pelos serviços oferecidos pela Universidade.