1º Encontro de Serviço Social da Ufal debate desafios da profissão na Universidade

Evento também celebra os 60 anos da profissão em Alagoas

23/05/2017 16h03 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

O 1º Encontro de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) aconteceu nesta terça-feira (23), no auditório do LCCV (Espaço Galileu). O evento representa um momento de interação e troca do fazer profissional de assistentes sociais dos diversos setores da Ufal, incluindo o Hospital Universitário (HU). A reitora Valéria Correia esteve na mesa de abertura discutindo o tema o serviço social na política de ensino superior e os desafios na gestão da Ufal.

Correia destacou a importância de voltar a dialogar sobre essas questões. “Nós, assistentes sociais, que fazemos a Universidade, temos que pensar a Universidade a partir de todo o arsenal teórico e político impresso na nossa profissão. Pensar para além do aparente e ter um compromisso com a universidade essencialmente democrática e principalmente crítica, frente ao cenário em que se coloca o país”, frisou.

O evento seguiu com a mesa coordenada por Raquel Vieira sobre desafios para o Serviço Social na elaboração de estudos sociais, avaliação socioeconômicas e pareceres sociais. O Encontro celebra o Dia do Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio e os 60 anos da profissão em Alagoas.

A programação contou ainda com mais duas mesas e a participação da Faculdade de Serviço Social de Palmeira dos Índios e dos seguintes setores da Universidade que tem assistentes sociais: Pró-reitoria Estudantil (Proest), Pró-reitoria de Extensão (Proex), Fórum, Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (CQVT/Progep), Hospital Universitário e Núcleo de Saúde Pública (Nusp).