Sorriso de Plantão promoveu atividades para comemorar Páscoa

A ação aconteceu nos cinco hospitais atendidos pelo projeto

19/04/2017 10h26 - Atualizado em 19/04/2017 às 16h31
Doutores caracterizados de coelhinhos da Páscoa

Janielly Carla – estudante de Jornalismo

O projeto Sorriso de Plantão realizou, no último sábado (15) um plantão em comemoração à Páscoa. Os pacientes assistidos por eles receberam cartões, chocolates, presentes e muito amor e afeto. A ação aconteceu nos cinco hospitais públicos de Maceió atendidos pelo grupo formado por alunos da Ufal e Uncisal.

“As atividades deste dia se destacaram, pois, mais que devolver a alegria dos enfermos e acompanhantes, o objetivo era expressar o significado da data comemorada e transmitir esperança e renovação”, ressaltaram os participantes.

A animação do plantão foi com músicas, danças, conversas, brincadeiras e pinturas alusivas ao coelho da Páscoa. Para Débora Santana, estudante de Terapia Ocupacional da Uncisal e voluntária do projeto, as crianças e os adultos hospitalizados, assim como os acompanhantes, por muitas vezes, pelo tempo afastado da família e por todos os problemas do período de internação acabam esquecendo de datas comemorativas importantes.

“Há 15 anos o projeto Sorriso de Plantão promove a alegria, o riso e a humanização no Hospital Universitário. Os palhaços doutores despertam nessas pessoas o desejo de dialogar, brincar e relembrar desses momentos que também precisam ser vivenciados dentro do ambiente hospitalar. A festa da Páscoa costuma trazer à tona nos indivíduos sentimentos de esperança e renovação. Esses sentimentos ficaram nítidos nos olhares e sorrisos de cada paciente alcançado nesse plantão tão especial. As crianças pintadas de coelhinhos, com suas orelhinhas e suas gargalhadas refletem a importância de lembra-las que mesmo hospitalizadas, não perdem a essência da infância. Os adultos sorridentes ao ouvir e cantar as músicas enfatizam com muito carinho que a ludoretapia também tem seu poder com esse público”, relatou Débora.

O Sorriso de Plantão é um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) junto com a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Os hospitais contemplados são: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/Ufal), Hospital Geral do Estado (HGE-AL), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA/HDT), Hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Unidade Farol e Hospital Daisy Brêda.