LCCV e Hospital Universitário compartilham experiências de tecnologia 3D

Foram avaliados casos em que a tecnologia já contribui em cirurgias no Hospital

13/04/2017 10h24
Dirigentes do LCCV e do HU avaliam experiências

Lenilda Luna - jornalista

Nesta quarta-feira(12), o coordenador geral do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), professor Eduardo Setton, fez uma visita técnica ao Hospital Universitário para avaliar as aplicações possíveis relacionadas à impressão 3D na Medicina. Em seguida o professor recebeu, no LCCV, a professora Fátima Siliansky, superintendente do HU, para apresentar casos reais em que o Laboratório participou diretamente no apoio à intervenções cirúrgicas no hospital.

Siliansky estava acompanhada de Manoel Álvaro, Regina Maria dos Santos e o engenheiro Huayna Valenca Padilha, integrantes da equipe do HU.

“O potencial de aplicação e o custo cada vez mais baixo das impressoras devem acelerar esse tipo de trabalho. Compramos há cerca de quatro anos, por algo em torno de R$ 100 mil, um desses equipamentos", informou o coordenador do LCCV.

Ele disse ainda que um aluno de graduação de Engenharia Civil, José Adeilson Amorim, aprendeu a utilizar e montou uma impressora 3D em casa com um custo de R$ 2,8 mil. "Essa é uma tecnologia social que pode ser acessível", relata o professor Setton.