Quinta Sinfônica volta ao palco do Teatro Deodoro com violinos e percussão

Concerto desta quinta-feira marca início da temporada 2017 do projeto

26/04/2017 16h18 - Atualizado em 27/04/2017 às 17h16

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

A 7ª temporada do Quinta Sinfônica começa nesta quinta-feira (27). Desta vez, quem vai entrar no palco do Teatro Deodoro, abrindo os concertos de 2017, são violinistas e percussionistas, que integram a Orquestra da Universidade Federal de Alagoas, e os convidados Augusto Moralez e José Rocha, com seu acordeon. A entrada é gratuita!

A Orquestra não estará em sua formação completa uma vez que passa por uma reestruturação, mas o regente Joselho Rocha preparou um concerto com a participação de 20 violinistas e três percussionistas e seus convidados especiais. Augusto Moralez, professor da Escola Técnica de Artes, fará um solo com vibrafone – teclado de percussão –, apresentando as peças O Sambista, de Leonardo Gorosito; e Enseada, de Douglas Gutjahr.

Moralez estreia no Quinta Sinfônica e diz estar honrado em receber o convite. Sobre a mistura de estilos e ritmos, ele deixa claro: “Estou feliz em participar da abertura da temporada 2017 e mais feliz ainda porque vamos ter música de qualidade para apresentar para o público cativo da Orquestra. Não diferencio música clássica, erudita, popular...; para mim o que importa é que seja música de qualidade, independente do estilo”, destacou.

Após a apresentação do solo de percussão de Morlaez, entram no palco violinistas e percussionistas e o também convidado da noite, José Rocha, com seu acordeon. O repertório do grupo terá quatro peças: Ária, de Sebastian Bach; Canon, de Johann Pachelbe; Fly too me the moon, de Bart Howard; e Só nós no traquejo, de Joselho Rocha.

O projeto

Realizado pela Ufal, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL) e a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal), o projeto está no sétimo ano e oferece concertos gratuitos para a comunidade, sempre na última quinta-feira do mês. O Quinta Sinfônica foi criado em 2011 como um projeto de extensão da Ufal e vem conseguindo apresentar um repertório de músicas que vão do erudito ao popular, com o objetivo de formar público para concerto.

O quê: Quinta Sinfônica

Quando: 27 de abril