Projeto Poesia Itinerante apresenta “Um grito de dor”

Performance acontece dia 10 de abril no Espaço Cultural da Ufal

07/04/2017 11h12 - Atualizado em 10/04/2017 às 11h28
Arte de divulgação

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Aprovado no último edital do Programa de Iniciação Artística (Proinart) da Universidade Federal de Alagoas, o projeto Poesia Itinerante vai estrear a performance Um grito de dor. Será na próxima segunda-feira (10), às 19h, no Espaço Cultural, na Praça Visconde de Sinimbu e a entrada é gratuita. O calendário de apresentações segue até agosto deste ano.

Além do Espaço Cultural da Ufal, as intervenções poéticas também serão levadas a vários locais de Maceió: as escolas do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa) e as praças D. Pedro II, da Faculdade, Deodoro da Fonseca e dos Palmares. De acordo com Rilton Costa, um dos integrantes da equipe, Um grito de dor é resultado de interpretações de poesias de poetas alagoanos, com uso de linguagens do circo, do teatro, da dança e da música.

A proposta do projeto é transformar os espaços em palcos para recitais de poesias. Ainda em abril, o grupo vai estrear o Sarau Sexta-feira Poética, também no Espaço Cultural da Ufal. Começa dia 28 e se repetirá até agosto, sempre na última sexta de cada mês. Serão convidados poetas e alunos iniciantes na poesia para exposição e recitação de seus trabalhos.

O Poesia Itinerante é coordenado pelo professor Otávio Cabral e tem sete alunos envolvidos: Danyelle Santos, Josival Filho, Selma Santos, paloma Pontes e Rilton Costa. O projeto também conta os colaboradores: Ana Flavia Ferraz, Antônio Lopes, Toni Edson, Marcelo Gianini, Gercy Paloma e José Acioli Filho.

O que pretende o projeto

A equipe envolvida pretende “resgatar o prazer da leitura poética e valorizar o poder literário da poesia por meio da melodia da palavra e a magia que ela produz que, na maioria das vezes, é esquecida ou deixada de lado”.

O que o grupo quer é mostrar a importância da poesia como processo narrativo e incentivar o hábito do consumo da poesia tanto em relação aos alunos quanto à própria sociedade.

O quê: Performance Um grito de dor
Onde: Espaço Cultural da Ufal, na Praça Visconde de Sinimbu, Centro, Maceió-AL