Programação diversificada marca Dia da África na Ufal

Evento é promovido pelo Núcleo de Estudantes Africanos e já está com inscrições abertas

13/04/2017 09h27 - Atualizado em 17/04/2017 às 13h09
Arte de divulgação

Diana Monteiro - jornalista

O Núcleo de Estudantes Africanos (NEA -Alagoas) começa nesta sexta-feira (14) a divulgar, nas redes sociais, a programação que marcará o 54º ano da União Africana (UA) a ser celebrado de 25 a 27 de maio com atividades centralizadas no Auditório Nabuco Lopes, na Reitoria. O evento oportunizará aos participantes o conhecimento dos aspectos culturais, sociais, históricos, econômicos e do cotidiano dos países africanos.

Conforme o coordenador do NEA, King Aurel, a celebração tem a finalidade de disseminar a cultura africana permitindo o intercâmbio de conhecimento entre os alunos africanos das universidades brasileiras e os estudantes brasileiros; discutir sobre os problemas que o continente africano enfrenta; analisar as perspectivas da União Africana; e refletir sobre soluções para o desenvolvimento do continente.

Estão definidas na programação as seguintes palestras: Importância da diáspora do continente Africano; Objetivos e expectativas da U.A Horizonte 2063; Impactos negativos da colonização no processo acadêmico no continente africano; As tensões da África e os efeitos migratórios; Catorze anos na África contados por um professor brasileiro: verdade, mitos e tradições.

“Haverá a participação de algumas universidades nordestinas, assim como palestrantes e professores, além da programação cultural denominada de African Fashion", enfatiza King Aurel. A promoção do Núcleo de Estudantes Africanos de Alagoas conta a parceria da Universidade Federal de Alagoas.

Para mais informações sobre o evento e fazer a inscrição online basta acessar o site.

Confira a programação completa nos anexos.

Projeto Cultural

Com o objetivo de congregar afrodescendentes ou não de diferentes cantos de Alagoas e da sociedade brasileira em geral, há em desenvolvimento o projeto cultural 25 de Maio - Dia da África, cuja celebração da data é de grande relevância para a comunidade africana. O projeto foi criado para manter vivos ideais que levaram à conquista da independência de vários países africanos.