Plataforma Moodle melhora desempenho de alunos em curso presencial

Experiência no curso de Música da Ufal rendeu artigo e publicação em revista internacional

18/04/2017 12h16 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Rivaldo Silva e seus alunos da disciplina Música Brasileira, turma 2016.2

Rivaldo Silva e seus alunos da disciplina Música Brasileira, turma 2016.2

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Que o Moodle é uma ferramenta essencial para os cursos a distância isso todo mundo já sabe. Mas a novidade é que essa plataforma passou a ser usada como apoio na disciplina Música Brasileira do curso de licenciatura em Música da Universidade Federal de Alagoas e melhorou o rendimento dos alunos. As novas tecnologias são usadas na aula presencial não como repositório de material didático, mas como instrumento de interação entre alunos e professor e discussão em sala de aula.

A iniciativa do professor Rivaldo José de Souza Silva buscou melhorar o rendimento dos alunos da disciplina, que passaram a ser o foco de sua  pesquisa. “Percebia que havia um desinteresse dos alunos na disciplina, que é teórica, e resolvi incrementar as aulas, disponibilizando textos no ambiente virtual, levando-os a interagir e discutir em sala o que haviam estudado ‘em casa’. Eles reclamavam que não tinham livros e que era difícil acompanhar sem material, por isso busquei o auxílio das TIC [Tecnologias da Informação e Comunicação]”, relatou o docente.

Os bons resultados obtidos com o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) fundamentaram a pesquisa e renderam ao professor Rivaldo a publicação do artigo Análise do rendimento dos alunos com o uso do Moodle como ferramenta de apoio na disciplina presencial Música Brasileira, na Revista Internacional de Educação Superior da Universidade de Campinas (Unicamp). “Tanto instituições de ensino como professores são constantemente desafiados a melhorar a qualidade da prática docente com o uso das tecnologias que se ajustem e sejam flexíveis a cada aluno. Nesse artigo, apresento as reflexões geradas pela efetivação da disciplina Música Brasileira no período letivo 2016.1”, confirmou.

No artigo, Rivaldo apresenta os resultados sobre a utilização do ambiente de educação online da Ufal. “Concluímos que o uso do AVA Moodle transformou-se num lugar de encontro e discussão dos alunos e do professor, principalmente no segundo bimestre quando foram ampliados os recursos virtuais utilizados. Dessa forma, o Moodle mostrou-se uma ferramenta poderosa para o ensino, a aprendizagem e a interação”, disse.

A pesquisa

De acordo com Rivaldo, a pesquisa se desenvolveu a partir de levantamento de dados sobre a frequência dos alunos às aulas presenciais, análise da participação nas atividades propostas no AVA Moodle e em questionário semiestruturado. “Iniciamos a pesquisa com o seguinte questionamento: de que maneira o uso do Moodle e os recursos das TIC se traduzem em resultado expressivo na disciplina presencial Música Brasileira?”, apresentou.

Ao organizar a disciplina Música Brasileira auxiliada por recursos das TIC, Rivaldo consegue verificar como esse ambiente virtual contribuiu para a formação dos acadêmicos e para a condução das estratégias metodológicas. Além das apostilas para leitura, o docente elaborou e disponibilizou vários questionários – com questões do tipo ensaio, múltipla escolha, respostas embutidas, verdadeiro ou falso –, fóruns, vídeos-documentários, podcastswikis e também criou um grupo da turma no aplicativo WhatsApp.

Segundo o professor, ao responderem a um dos questionários, todos os alunos afirmaram que já utilizaram ou utilizam o AVA Moodle da Ufal em outras disciplinas ou outros cursos. “No entanto, houve consenso da turma quanto ao uso do Moodle apenas como repositório, para envio e recebimento de materiais. Essa afirmação reforçou nossa observação em relação ao desempenho deles na disciplina”, constatou.

E continuou: “Esse foi o nosso diferencial. Não usamos o Moodle apenas como repositório. É importante ressaltar que todos esses dispositivos usados serviram para despertar o interesse dos alunos. Eles só conseguiam responder aos questionários se lessem as apostilas e isso também rendeu uma boa participação deles nas discussões em sala de aula. Passaram a discordar do autor das apostilas, apresentando argumentos de outros autores, ou seja, eles pesquisaram e se empenharam para melhorar nossas discussões”, destacou Rivaldo.

Os alunos do período 2016.1 também afirmaram que querem levar o ambiente virtual de aprendizagem para suas futuras experiências profissionais. “O AVA Moodle é uma ferramenta que facilita a interação, a apresentação de conteúdos e o ajuste dos horários às necessidades dos alunos”, ressaltaram.

Maior rendimento

Para o professor Rivaldo, o maior rendimento de notas do segundo bimestre em relação ao primeiro, foi resultado da ampliação dos recursos do Moodle e a partir de atividades planejadas e diferenciadas. “Constatamos maior participação dos alunos no segundo bimestre devido ao aproveitamento dessas novas ferramentas elaboradas e disponibilizadas. À medida que os assuntos avançavam e os conteúdos eram disponibilizados, houve aumento do número de alunos que responderam aos questionários, justamente entre os que menos participavam no primeiro bimestre. E mais, a participação nos fóruns aumentou em relação ao primeiro bimestre com atenção às discussões levantadas pela turma e aprofundamento nos assuntos”, confirmou.

Pelas respostas dos questionários, o professor verificou que os alunos reforçaram a importância dos fóruns. “Eles afirmaram que foi possível aprender com a opinião dos outros alunos, mesmo tendo lido o mesmo texto e que o fórum é uma oportunidade de defender seu ponto de vista em relação à discussão levantada pelos colegas e em relação ao próprio texto em confronto com outras fontes e autores”, apontou.

Diante dos resultados positivos em relação ao desempenho dos alunos, inclusive nas notas, Rivaldo confirmou que o uso do AVA Moodle, como ferramenta de apoio na disciplina Música Brasileira, ultrapassou suas expectativas. “No entanto, as discussões levantaram como fatores essenciais, para o andamento de disciplinas que utilizam ambientes virtuais de aprendizagem, o acesso de todos os alunos à internet e a habilidade de manuseio de softwares. O professor tem papel fundamental nesse processo, pois necessita se adaptar a uma geração cada vez mais hábil com as novas tecnologias, além de planejar atividades interativas com os recursos e ferramentas disponíveis no Moodle”, concluiu.