Pibid seleciona professores supervisores e estudantes bolsistas

Inscrições vão até esta quarta-feira (5)

04/04/2017 09h15 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira, 5 de abril, para seleção de professores supervisores (Edital 07/2017) e estudantes bolsistas (Edital 08/2017).  As inscrições podem ser feitas por e-mail. Os candidatos devem encaminhar a ficha de inscrição e  as cópias dos documentos solicitados.

Já no dia 13 de abril será divulgado o resultado com a lista dos candidatos aprovados no limite de vagas, que serão convocados a assinar documentação no mesmo dia. Os demais candidatos aprovados serão cadastrados como banco de reserva.

As vagas para docentes serão distribuídas para escolas de Maceió e Matriz de Camaragibe, e envolvem os cursos de Educação Física, Filosofia, Geografia, História e Pedagogia. Podem concorrer à bolsa no valor de R$ 765 mensais, professores licenciados e em efetivo exercício docente, nas áreas previstas no edital, e que atuem na educação básica.

A seleção será feita em etapas, onde primeiro é feita a análise da carta de intenções, justificando as razões e interesses pessoais diversos em participar do Programa; entrevista; e análise de currículo.

Estudantes

Os estudantes que se interessarem em participar do Pibid devem estar matriculados nos cursos de Biologia, Educação Física, Filosofia, Letras/Inglês, Pedagogia e Química. As vagas serão distribuídas em escolas de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Matriz de Camaragibe. Além disso, o aluno deve estar cursando entre o 2° e o 6° período do curso, e terá atividades em carga horária de oito horas semanais, com bolsa no valor de R$ 400.

Os documentos necessários para a inscrição de estudantes são: formulário de inscrição, cópia do comprovante de matrícula, histórico escolar analítico, cópia do RG e CPF, e carta de intenções sobre a participação no Programa. A seleção também será feita em etapas; primeiro serão analisados o histórico escolar e a carta de intenções. Após as duas etapas, que são eliminatórias e classificatórias, será realizada uma entrevista com os selecionados.

Os candidatos aprovados e classificados terão o prazo até o dia 12 de abril para entregarem ao coordenador da área da seleção os dados necessários para serem incluídos no Sistema da Capes ainda no mês de fevereiro/2017. A seleção tem validade de 12 meses.