NDI realiza reunião com pais de alunos para formar associação

Órgão vai auxiliar pais e mestres no acompanhamento escolar

10/04/2017 12h17 - Atualizado em 11/04/2017 às 13h20
NDI vai ganhar associação com participação de pais e mestres. Fotos de Daniel Araújo e Laize Ferreira

Jessyka Faustino - estudante de Jornalismo

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil realizou, na manhã da última sexta-feira (7), no auditório da Reitoria, uma reunião para eleição da comissão gestora da unidade e constituição da Associação de Pais e Mestres (APM). As crianças no NDI também participaram de uma atividade de recreação, no hall da Reitoria, com o auxilio dos alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física da Ufal.

Segundo a coordenadora pedagógica do Núcleo, Aline Ferreira, esta iniciativa teve inicio no grupo de Estagio Supervisionado 1 - Gestão Educacional, coordenado pela professora Elisângela Mercado, em parceria com a gestão do NDI e a direção do Cedu, com o apoio da professora Andreza Fabricia e os alunos da turma Jogos e Brincadeiras. Agora, já está constituída a comissão fundadora da Associação de Pais e Mestres do NDI.

Além dos responsáveis pelas crianças matriculadas, podem fazer parte da associação diretores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e demais integrantes de apoio técnico-pedagógico do NDI, pais de ex-alunos, ex-professores e demais membros  da comunidade universitária e aqueles que tenham prestado relevante serviço para a Instituição. A contribuição financeira é sempre facultativa, e no início de cada ano letivo serão decididas as formas e datas de arrecadação. Será obrigação da APM expor seus balanços, em local de fácil acesso, ainda a ser definido.

A comissão da APM é formada por nove pais, seis professores e três apoios técnicos para titulares e suplentes da comissão gestora que visa a criação de um regimento interno e independente da unidade e a consolidação do vínculo com a Universidade. Para Aline, “a criação da APM é o primeiro passo no fortalecimento da gestão democrática, que poderá demandar em outros, como a eleição da equipe gestora - direção, coordenação e conselho escolar”.

Essa iniciativa foi bem recebida por quem acompanha o dia a dia das crianças. "Acho muito válido e interessante o envolvimento da família na comunidade. Os pais precisam realmente participar da vida escolar dos filhos", ressalta a servidora pública Daniela, mãe de aluno do núcleo.

O NDI é uma unidade vinculada ao Centro de Educação (Cedu) que auxilia no seu funcionamento fornecendo apoio pedagógico. O Núcleo conta com uma equipe multidisciplinar formada por pedagogos, psicólogo, nutricionista, técnico em enfermagem, professores e auxiliares de sala da Ufal e da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Além disso, recebe alimentação do Restaurante Universitário. Estruturalmente a unidade é independente e conta com ações desenvolvidas pelo conselho gestor, ajuda dos pais para suprir a demanda e agora com o apoio da associação.