Liga de otorrino promove campanha para saúde da voz

Atividades serão realizadas no Denisson Menezes, no dia 6 de maio

24/04/2017 11h03 - Atualizado em 25/04/2017 às 17h10
Atividades da campanha serão realizadas no Denisson Menezes

Ascom Ufal

A Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia Alagoana, da Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal, é parceira na realização do evento promovido pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) com apoio da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Com o tema Dê voz ao que é bom, a campanha será realizada no dia 6 de maio, no Denisson Menezes.

A programação, gratuita para toda a população, conta com atividades lúdicas e de orientação por profissionais e estudantes. Coordenadora da Liga, a professora Therezita Galvão Castro conta que o evento é em alusão ao Dia Mundial da Voz, comemorado em 16 de abril, e tem como principal objetivo provocar a reflexão sobre a importância da saúde vocal, uma vez que ela é um aspecto importante da convivência social.

"Problemas com o aparelho fonador têm grande impacto social, econômico, profissional e pessoal, configurando-se como uma das causas de afastamento do trabalho. Levando informação dos cuidados com a voz, do controle de fatores de riscos que podem até levar ao câncer de laringe, como tabagismo, álcool, ambiente de trabalho, refluxo gastroesofágicos  e outros. No aparecimento do sintoma de rouquidão que persista por mais de 15 dias, deverá procurar o  medico otorrinolaringologista , para realização do exame de videolaringoscopia e obter o diagnóstico de doenças da laringe. Devendo ter a participação da fonoaudióloga na terapia da voz”, explicou Therezita.

Os membros da Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia Alagoana já realizaram, neste mês, atividades no Shopping Maceió e no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) da Ufal.