Jornada Universitária debate Reforma Agrária

24/04/2017 08h37 - Atualizado em 25/04/2017 às 16h21
Arte de divulgação

Diana Monteiro – jornalista

Debates, rodas de diálogos, feiras e atividades culturais movimentam a 2ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (Jura) que transcorre até o dia 13 de maio em Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Satuba e Delmiro Gouveia. A abertura na Ufal será nesta segunda-feira (24), às 16h, na Praça da Paz, Campus A.C. Simões.

A jornada ocorre em todo o país neste mês, denominado de Abril Vermelho, relembrando o Massacre de Eldorado dos Carajás, em 17 de abril de 1996. O evento busca contribuir para o enraizamento do debate acerca da reforma agrária e da luta pela terra nas instituições de educação superior.

No Estado, além da Universidade Federal de Alagoas, a jornada conta com programação específica coordenada pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e visa mobilizar alunos, professores, movimentos sociais e interessados.

O Grupo Som no Cantinho marcará participação na abertura da Jura na Praça da Paz, fazendo uma apresentação com referências às lutas do Abril Vermelho.