Gestão pede medidas de prevenção de acidentes com ônibus na Ufal

Documento foi enviado ao prefeito e à SMTT para que fiscalizem as empresas que circulam veículos no Campus A.C. Simões

27/04/2017 17h29 - Atualizado em 02/05/2017 às 12h20
Medidas de segurança devem ser adotadas para quem trafega no Campus A.C. Simões

Medidas de segurança devem ser adotadas para quem trafega no Campus A.C. Simões

Ascom Ufal

A reitora Valéria Correia encaminhou ofício ao prefeito de Maceió, Rui Palmeira, pedindo medidas que intensifiquem as ações para evitar acidentes envolvendo transportes públicos de passageiros dentro da Ufal. O documento foi emitido com cópia direcionada ao superintendente da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Antônio José Gomes de Moura.

De acordo com o ofício, a preocupação é com a alta velocidade dos veículos que podem provocar colisões e até lesões físicas graves em passageiros. Algumas ocorrências já foram registradas pela Divisão de Segurança da Ufal nos dias 10 de julho de 2014, 26 de fevereiro de 2015 e 19 de outubro de 2016. Esta última envolvendo o estudante do curso de Geografia, Josenildo dos Santos, que faleceu no início deste mês de abril, segundo o documento, em consequência de complicações após o acidente.

Os gestores já se reuniram com representantes da SMTT para discutir medidas preventivas e educativas, mas a reitora ressalta a necessidade de retomar o debate e sugerir ações mais concretas e urgentes.

No ofício, a gestora da Ufal pede que a SMTT acompanhe regularmente a velocidade dos veículos por meio de dispositivos eletrônicos, utilização de limitadores ou fiscalizando o tacógrafo, equipamento que registra a velocidade dos automóveis. O documento destaca ainda a importância dos motoristas observarem a sinalização de trânsito e o limite de 40km/h para trafegar no Campus A. C. Simões.

Entre as medidas sugeridas pela reitora estão a realização de reuniões periódicas com as empresas de ônibus que mantêm linhas que circulam na Universidade e incluir o Campus A.C. Simões na escala de fiscalizações da SMTT.   

Outras providências

A Universidade Federal de Alagoas já está realizando uma série de melhorias na sinalização e infraestrutura das vias internas do Campus A.C. Simões. Com o histórico de ocorrências a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) tem realizado reuniões com as empresas dos ônibus que circulam no campus. A Divisão de Segurança também reforçou o pedido de providências em novo memorando eletrônico.

Valéria Correia também aproveitou para solicitar no ofício a realização de um processo de conscientização com os motoristas que prestam serviço nas linhas que atendem a Ufal, principalmente no turno da noite, para que entrem no campus e percorram todas as paradas, em todas as viagens programadas. Essa medida é para não prejudicar a comunidade universitária, especialmente, os que têm atividades realizadas no trecho final do A.C. Simões, os comensais do Restaurante Universitário e os moradores da Residência Universitária Alagoana. Esta demanda vem sendo tratada pelas pró-reitorias Estudantil e de Graduação, junto à SMTT.