Gestão pede medidas de prevenção de acidentes com ônibus na Ufal

Documento foi enviado ao prefeito e à SMTT para que fiscalizem as empresas que circulam veículos no Campus A.C. Simões

27/04/2017 17h29 - Atualizado em 02/05/2017 às 12h20
Medidas de segurança devem ser adotadas para quem trafega no Campus A.C. Simões

Ascom Ufal

A reitora Valéria Correia encaminhou ofício ao prefeito de Maceió, Rui Palmeira, pedindo medidas que intensifiquem as ações para evitar acidentes envolvendo transportes públicos de passageiros dentro da Ufal. O documento foi emitido com cópia direcionada ao superintendente da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Antônio José Gomes de Moura.

De acordo com o ofício, a preocupação é com a alta velocidade dos veículos que podem provocar colisões e até lesões físicas graves em passageiros. Algumas ocorrências já foram registradas pela Divisão de Segurança da Ufal nos dias 10 de julho de 2014, 26 de fevereiro de 2015 e 19 de outubro de 2016. Esta última envolvendo o estudante do curso de Geografia, Josenildo dos Santos, que faleceu no início deste mês de abril, segundo o documento, em consequência de complicações após o acidente.

Os gestores já se reuniram com representantes da SMTT para discutir medidas preventivas e educativas, mas a reitora ressalta a necessidade de retomar o debate e sugerir ações mais concretas e urgentes.

No ofício, a gestora da Ufal pede que a SMTT acompanhe regularmente a velocidade dos veículos por meio de dispositivos eletrônicos, utilização de limitadores ou fiscalizando o tacógrafo, equipamento que registra a velocidade dos automóveis. O documento destaca ainda a importância dos motoristas observarem a sinalização de trânsito e o limite de 40km/h para trafegar no Campus A. C. Simões.

Entre as medidas sugeridas pela reitora estão a realização de reuniões periódicas com as empresas de ônibus que mantêm linhas que circulam na Universidade e incluir o Campus A.C. Simões na escala de fiscalizações da SMTT.

Outras providências

A Universidade Federal de Alagoas já está realizando uma série de melhorias na sinalização e infraestrutura das vias internas do Campus A.C. Simões. Com o histórico de ocorrências a Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) tem realizado reuniões com as empresas dos ônibus que circulam no campus. A Divisão de Segurança também reforçou o pedido de providências em novo memorando eletrônico.

Valéria Correia também aproveitou para solicitar no ofício a realização de um processo de conscientização com os motoristas que prestam serviço nas linhas que atendem a Ufal, principalmente no turno da noite, para que entrem no campus e percorram todas as paradas, em todas as viagens programadas. Essa medida é para não prejudicar a comunidade universitária, especialmente, os que têm atividades realizadas no trecho final do A.C. Simões, os comensais do Restaurante Universitário e os moradores da Residência Universitária Alagoana. Esta demanda vem sendo tratada pelas pró-reitorias Estudantil e de Graduação, junto à SMTT.