Fórum vai debater questões do setor de mineração em Alagoas

Grupo de Extensão da Ufal está na organização do evento que acontece no dia 7, em Murici

04/04/2017 08h00 - Atualizado em 03/04/2017 às 11h29
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Manuella Soares - jornalista

O Grupo de Extensão de Engenharia e Segurança do Trabalho (Geest/Ufal) promove o Fórum da Mineração de Alagoas, em parceria com a Prefeitura de Murici e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur). O evento será na próxima sexta-feira (7), no auditório da Prefeitura de Murici.

O Fórum vai abordar informações sobre a regularização nas pedreiras, segurança do trabalho e possíveis aprimoramentos no setor de mineração de granito do Estado. Representantes de diversos órgão estarão presentes, como Sedetur, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A programação conta com discussões sobre regulamentação dos trabalhadores de cooperativas; fiscalização nas pedreiras clandestinas; licenciamento; tributação; ações para fomentar o setor mineral; e o granito no mercado arquitetônico, entre outros temas.

“A realização do Fórum é de muita importância para nós, pois nos permite apesentar os resultados que o Geest obteve junto à Cooperpedras, cooperativa que abrange os municípios de Murici, União dos Palmares e Branquinha”, ressaltou Stacyly Cristine, diretora financeira do Grupo.