Escola Técnica de Artes apresenta três recitais de percussão

São recitais de formatura dos alunos Atarcizio Alexandre, Leo Costa e Mylanne Santana

26/04/2017 09h14 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
O primeiro recital será de Atarcizio Alexandre, no Espaço Cultural

Simoneide Araujo – jornalista colaboradora

Mais três alunos da Escola Técnica de Artes (ETA) estão concluindo o curso de Percussão e para fechar a pauta serão realizados recitais de formatura com Atarcizio Alexandre, Leo Costa e Mylanne Santana. O primeiro será dia 28 de abril, próxima sexta-feira, e os outros dois em 22 e 29 de maio, todos no Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas.

As apresentações dos formandos terão a participação do Percufal, grupo percussivo da ETA. Dia 28 de abril, às 19h, será a vez Atarcizio Alexandre, o formando número 4. No repertório, obras dos compositores Jesus Martinez, Daniel Berg, Andrea Schneider, Charley Wilcoxon e Amadeus Mozart. O percussionista Herson Hondinely também fará parte do concerto.

O recital de formatura em Percussão de Leo Costa será dia 22 de maio, às 19h. Os compositores que ele vai apresentar no repertório são: Ney Rosauro e Spiros Laboukas, além da participação do Clube do Jazz, interpretando clássicos da bossa nova e do jazz como Samba de Verão, Gentle Rain, Bluesette Blue Monk, entre outros. Grupo Percufal, Maglione Santos, Felix Baigon, Rony e Beto Silva são convidados especiais.

Finalizando a maratona de concertos, a formanda Mylanne Santana se apresenta dia 29 de maio, também às 19h, com a parceria de Maycon Ferreira. Seu repertório traz as obras dos compositores Osvaldo Lacerda, Khachaturian, Mitchell Peters, John Beck e Eckehardt Keuner.

Segunda turma

Essa é a segunda turma formada em Percussão pela ETA e de acordo com o professor Augusto Moralez, a premissa do curso é o desenvolvimento do aluno e a preocupação que ele saia com vivência musical artística de qualidade. “Eu avalio como esse aluno chegou e como ele está saindo. Esse caminho é muito importante para nós. O aluno que chega sem saber bater palma e sai do curso tocando bem uma música, para mim, esse aluno é nota 10, porque contatamos que ele evoluiu”, revelou.

O professor diz que partindo da premissa do desenvolvimento do estudante, pode-se afirmar que cada um deles está saindo da ETA com uma vivência musical muito grande. “Eles tiveram a oportunidade de conhecer vários instrumentos, tiveram a oportunidade de vivência artística de qualidade com o Percufal, que é um grupo no qual nosso trabalho principal é a excelência, sem nenhuma prepotência. Buscamos o refinamento e é isso que tento ensinar para os nossos alunos, principalmente”, ressaltou.

E completa: “A maior lição do curso, o que o professor pode passar para o aluno, é ensinar para ele o carinho que temos de ter com as poucas coisas que a gente faz. O que a gente faz é o mais importante. Eles saem daqui pensando no capricho, no cuidado, que tipo de som que eles querem ter, como preparar o palco, como se portar em cima do palco; essas são algumas lições que eu ensino”.

De acordo com Moralez, Alagoas é um estado muito percussivo. “As pessoas são percussionistas naturalmente, mas aqui na ETA, o que eu busco não é só uma vivência percussiva; procuro proporcionar uma vivência que prepare eles para o mundo profissional, principalmente. Por isso que, algumas vezes, as pessoas não se adaptam bem ao curso, porque entram esperando uma vivência que não vão encontrar aqui. Nossa proposta é profissionalizar e dar uma vivência artística de qualidade; que nosso aluno tenha um aprendizado, sempre buscando a melhoria profissional e que entendam como é se colocar no mercado de trabalho de maneira competente”, reafirmou.

O quê: Recitais de Percussão
Quando: 28 de abril, 22 e 29 de maio, às 19h